WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Zoonoses

17/08/2010 - Departamento de Controle de Zoonoses desenvolve projeto voltado para controle de animais

A Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, está desenvolvendo um projeto amplo voltado para o Controle Populacional dos Animais de Pequeno Porte (cães e gatos) do município. Antes de encaminhar para aprovação do prefeito, os servidores da saúde junto à comunidade realizarão uma audiência pública no mês de setembro, em data a ser divulgada.

Segundo o Diretor do Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ), André Luis Ribeiro, a medida segue a solicitação do prefeito licenciado, Anderson Adauto, para as melhorias da saúde pública de Uberaba e prevê a participação da sociedade para a construção de uma política voltada para o controle dos animais. “Médicos veterinários, profissionais que trabalham no ramo de pet shop, organizações não governamentais que tratam de animais e universidades e a comunidade estão convidados a participar desta construção. Eles também vão fazer parte deste processo. Este é um assunto de grande interesse da população”, destaca.

Para viabilizar, representantes do município visitaram outras cidades, como Guarulhos e São Paulo, visando conhecer os modelos de controle de animais. Com base nas visitas, foi estruturado um projeto que prevê o Registro Geral de Animal (RGA), para cão e gato, que será possível identificar e catalogar cada animal da cidade. “Através da ‘chipagem’ [chip], vamos monitorar o cumprimento das leis de guarda e de posse responsável”.
Dentro desta perspectiva, também será abordada a castração cirúrgica de animais a fim de controlar a reprodução desordenada dos mesmos, e consequentemente, evitar a proliferação de agravos à saúde da população, bem como, estimular a posse responsável. “Este projeto é amplo e será realizado por partes. A princípio, vamos trabalhar junto às famílias carentes e posteriormente será ampliado a todos, de forma gradativa”. Os agravos são as doenças transmitidas ao homem como leishmaniose visceral, raiva e leptospirose (quando contaminado).

A modernização das instalações físicas do DCZ, também será abordada pelo projeto, para atender melhor a população e para oferecer melhor suporte para os outros pontos do projeto. “Dentro disso tudo, contará também com o suporte jurídico, para atender a população e o poder público”, finalizou.

 

 
 
 

Outras Notícias: Zoonoses



Voltar