WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

16/08/2010 - Saúde inicia curso de capacitação para enfermeiros e técnicos em enfermagem de urgência e emergência

No primeiro semestre deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, realizou 30 cursos e capacitações, tendo 2.336 participações de profissionais da pasta.

Agora, preocupada em prestar um bom atendimento à população de Uberaba e seguindo as diretrizes do Programa de Atendimento Humanizado, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou na última quinta-feira (12) o primeiro módulo do “Curso de Aprimoramento ao Atendimento de enfermagem nos serviços de urgência/emergência”. A capacitação conta com 202 participantes inscritos e busca aprimorar os conhecimentos dos enfermeiros e técnicos em enfermagem, das Unidades de Pronto Atendimento e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na assistência aos usuários da rede que necessitam de atendimento sistematizado.

Para a enfermeira e uma das ministrantes do curso, Marciana Moll, o Sistema Único de Saúde (SUS) propõe a contínua qualificação dos trabalhadores da área da saúde que prestam serviços à comunidade. Estas qualificações profissionais acontecem continuamente na SMS. “Percebemos que é crescente a procura dos serviços de urgência e emergência na rede. Isso fez com que apostássemos, ainda mais, na qualificação dos profissionais para atuarem desde o acolhimento até a assistência dos pacientes e seus familiares. Por isso, buscamos aprimorar os conhecimentos teórico-práticos desta categoria profissional”, explicou.

De acordo com a enfermeira, a experiência e vivência dos profissionais refletem no bom atendimento dos usuários do Sistema SUS. Durante o curso, acontecem encenações dos casos encontrados na vida real, que buscam a inserção dos profissionais em um ambiente próximo ao ambiente real de trabalho voltado para a elaboração e prática de ações de enfermagem em urgência/emergência. “Para tanto, serão utilizados estudos de casos, manequins, macas e demais materiais médico-hospitalares para demonstrações práticas, além da apostila desenvolvida pelos próprios enfermeiros da rede, que tem em média 10 anos de atuação em urgência e emergência. Material essencial para que estes profissionais tenham subsídios teóricos para consulta contínua”, argumentou.

Segundo a enfermeira e também ministrante da capacitação, Ana Paula Costa Macedo, as duas primeiras aulas contaram com o aproveitamento de 100% dos profissionais inscritos. “Para ter um bom rendimento, dividimos em dois grupos. Os primeiros a participar da capacitação são os enfermeiros e posteriormente os técnicos em enfermagem”. Nesta primeira etapa, serão abordados os temas: Acolhimento Humanizado nas Situações de Emergência, Biossegurança, Aspectos Éticos, Sistematizações ao Politraumatizado, Ressuscitação Cárdio-Pulmonar e Situações de Emergência Psiquiatra.

A capacitação tem a carga horária de 90 horas e acontece no Centro de Educação em Saúde da SMS, nas quintas e sextas-feiras, das 18h às 23h, sábados e domingos, das 8h às 18h. Ao concluir o profissional receberá um certificado.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar