WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

11/08/2010 - Secretaria Municipal de Saúde entrega melhorias de UBS no Santa Maria

Secretaria Municipal de Saúde entrega melhorias de UBS no Santa Maria Secretaria Municipal de Saúde entrega melhorias de UBS no Santa Maria Secretaria Municipal de Saúde entrega melhorias de UBS no Santa Maria

Desde o mês de abril, a Secretaria Municipal de Saúde realiza melhorias e ampliações em oito unidades de saúde, com recursos do Governo Federal e Estadual. E na última terça-feira (10), aconteceu a solenidade de entrega da Unidade Básica de Saúde Juca Inácio para a população, que passou por reformas e adequação de seu espaço físico.

Segundo a Diretora do Departamento de Atenção Básica em Saúde, Elaine Teles, no período de manutenção, a unidade não parou o atendimento e as melhorias foram no piso, forro, pintura interna e externa, a fixação de uma placa de identificação, adequações no sistema de esgoto e um banheiro. O total da reforma está avaliado em aproximadamente R$ 29 mil. “Esta é uma unidade que presta serviços a vários bairros da cidade. Dentre eles estão o Universitário, Vila Maria Helena, São Benedito, Bom Retiro, Olinda e o próprio Santa Maria”, falou a diretora.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Valdemar Hial, na unidade realiza-se atendimento para todos os ciclos de vida. “São homens e mulheres, crianças, jovens, adultos e idosos, que buscam o serviço municipal de saúde nesta unidade. Neste local são realizados mais de 250 procedimentos diariamente”, afirma. Além dos procedimentos, a unidade conta também com a Ginástica Orientada, onde semanalmente 90 pessoas realizam exercícios de alongamento e fortalecimento da musculatura. Tudo voltado para a promoção e prevenção à saúde.

A Chefe de Gabinete, Angela Mairink, que compareceu a solenidade representando o Prefeito em exercício, Paulo Mesquita, e o Prefeito licenciado, Anderson Adauto, destacou que a “Juca Inácio” já havia passado por adequações e ampliações ainda na primeira gestão do atual governo. Ela reforçou que a Prefeitura está empenhada a melhorar o sistema municipal de saúde. “É um comprometimento da Prefeitura realizar melhorias na saúde para toda a população. As obras da URS Mercês iniciam nesta quarta-feira, e em breve as obras da UPA Porte III. Em breve, entrarão em circulação as novas ambulâncias, que vão substituir a frota antiga. Serão 17 no total”, explicou.

De acordo com Angela Mairink, a Saúde entre os uberabenses tem uma aprovação de 85%. A mensuração foi realizada pelo sistema de Telemarketing da Prefeitura. Além disso, com a implantação do Programa de Atendimento Humanizado, diminuiu de forma significativa as filas para as marcações de consultas e exames, nas unidades básicas de saúde. “O agendamento eletrônico iniciou com uma espera de 30 dias, mas com as adequações, a espera caiu para 15 dias, e algumas especialidades para uma semana”, finalizou.

A Unidade de Saúde Juca Inácio é uma das primeiras do município. Tem aproximadamente 47 anos de fundação e leva o nome do médico, Dr. José Inácio de Oliveira, falecido em 17 de julho de 1967. No local trabalham aproximadamente 22 profissionais, sendo 02 pediatras, 03 clínicos, 01 ginecologista, 01 assistente social, 01 fisioterapeuta, 01 psicólogo, 02 dentistas, 02 enfermeiros, 04 técnicos de enfermagem, 03 recepcionistas e 02 auxiliares de limpeza.  

As reformas e ampliações das Unidades de Saúde de Uberaba estão avaliadas em R$ 747 mil. Dentre as unidades beneficiadas, além da UBS Juca Inácio, estão: UMS Maria Teresa, UMS Álvaro Guaritá, UMS Luis Meneguelo, UBS Beija-Flor II e UBS Residencial 2000. Em duas, UMS George Chiree e UMS João Rezende, as obras já foram concluídas.


 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar