WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

05/08/2010 - Guarda Municipal comemora dez anos de atuação em Uberaba

Guarda Municipal comemora dez anos de atuação em Uberaba Guarda Municipal comemora dez anos de atuação em Uberaba Guarda Municipal comemora dez anos de atuação em Uberaba

Junto aos parceiros, autoridades e sociedade civil organizada, a Guarda Municipal de Uberaba comemorou nesta quinta-feira, dia 05, dez anos de existência e atuação na cidade.

Para marcar a data, foi entregue à GM, por meio de um convênio com o Ministério da Justiça, três viaturas, sendo dois Palio Wekeend e uma Blazer, 30 coletes à prova de bala – nível 2, três trenas a laser, dois decibelímetros com impressora e duas copiadoras multifuncionais. Um investimento total de R$ 316 mil, sendo 20% deste valor de contrapartida da Prefeitura.

Durante a solenidade, o comandante da Guarda Municipal, Júlio César Aguiar, presente desde a fundação da mesma, apresentou a evolução que ocorreu durante estes anos. Ele citou que, em 2004, o efetivo podia contar com apenas 3 motos e 5 veículos. Já em 2010, computam 30 motos e 14 veículos. Em parceira com a Polícia Militar e atuando nas regiões das Aisp’s, a GM registrou em 2005/2006, 842 ocorrências.

Em 2009, esse número passou para 11.145 e de janeiro e julho deste ano, 4.790. “Esse é o resultado de um bom trabalho desenvolvido pela equipe e de infraestrutura, com a aparelhagem hoje disponível”, pontuou Júlio, mostrando que foi também através das parcerias como com a PM, Polícia Civil e Receita Estadual que em 2009 foram abordados mais de 16 mil veículos, com 228 remoções, nas operações de vistoria do pagamento de impostos.

Na oportunidade, foram entregues os troféus “Parceiro da GM”, simbolizados por uma mini viatura da Guarda, como forma de agradecimento às pessoas e entidades presentes nestes 10 anos. Em nome dos agraciados, o comandante do 4º BPM, João Lunardi, exemplificou a importância da GM para a sociedade uberabense citando dois programas desenvolvidos, o Escola Segura e Patrulha do Silêncio, que servem de exemplo para outros municípios. Afirmando as parceiras, Lunardi fechou sua fala: “estaremos sempre juntos”.

O secretário responsável pela pasta onde a GM está inserida, a Secretaria de Trânsito, Transportes Especiais, Bens e Serviços Públicos (Settrans), Ricardo Sarmento, agradeceu o esforço contínuo da administração municipal para que a Guarda tenha condições de exercer sua função. E falou das novas perspectivas, tendo o efetivo aumentado e com maior segurança. “Ainda nesta quinzena será publicado o edital para o concurso de inserção de mais 65 novos Guardas Municipais”, explanou Sarmento, acrescentando que até o final deste mês, cem armas não letais, tasers, estarão disponíveis para que a GM possa trabalhar de forma mais efusiva. 

Vale ressaltar que o efetivo da Guarda conta com 86 integrantes, sendo 63 homens e 23 mulheres que atuam em diversos pontos da cidade, como UPA´s Abadia e São Benedito, Centro Administrativo, Albergue, Ronda Social, Sede do Codau, Aisps, Delegacia da Mulher, Parque das Acácias e Caps D.

O prefeito em exercício, Paulo Mesquita, falou dos serviços relevantes prestados pela Guarda à sociedade uberabense e finalizou os discursos com a máxima: “Quem não vive pra servir, não serve pra viver”.

 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar