WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

04/08/2010 - Banco de Leite Humano celebra Semana Mundial da Amamentação

Nesta quarta-feira, dia 04 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), por meio do Banco de Leite Humano, promoveram celebração em torno da Semana Mundial da Amamentação, no Cine Teatro Vera Cruz. Na oportunidade, profissionais da área da saúde e acadêmicos puderam acompanhar duas palestras sobre “Aleitamento Materno e Dificuldades Maternas” e “Processamento de Leite Humano”. Neste ano, a comemoração tem como slogan: “Iniciativa Hospital Amigo da Criança”.

Segundo a Gerente do Caism, Maura Costa, o evento foi muito produtivo, pois conseguiu sensibilizar os profissionais de saúde da rede. “Esta comemoração envolve a promoção do Hospital Amigo da Criança, com os 10 passos do aleitamento materno. Isso é muito importante, pois o leite materno é considerado a melhor alimentação para o bebê. Ele previne doenças como diarréia e pneumonia, e em longo prazo diminui as chances da pessoa ter diabetes e obesidade na vida adulta”, avalia.

Para a Diretora do Departamento de Atenção Básica em Saúde, Elaine Teles, a tarde foi de grande valia para atenção primária, já que os profissionais podem orientar os usuários na área de atuação do Programa Saúde da Família. “Eles podem fazer o elo entre as mães que podem ser doadoras e o Banco Leite Humano, além de orientações sobre a amamentação”, ressalta.

De acordo com Maura, o Banco de Leite Humano está com o estoque baixo para atender os bebês de risco do município. Durante a semana são utilizados de 10 a 12 litros de leite humano. “Hoje, nós temos menos de um litro. Por isso, solicitamos as mulheres a fazer a doação de seu excesso, desde que não estejam em risco nutricional”, destaca a gerente.

A celebração acontece desde 1992 em mais de 150 países com o propósito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.

Para mais informações sobre a doação, a população pode procurar o Caism ou entrar em contato pelos telefones 3332-0559 ou 3314-6608. A unidade está localizada na Av. Leopoldino de Oliveira, 1.760.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar