WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

22/07/2009 - Quase sete mil animais de pequeno porte já foram vacinados contra a raiva

Com início no último dia 1º, a Campanha de Vacinação Anti-rábica de cães e gatos na zona rural, imunizou 6.896 animais. Sendo 6.347 cães (3.833 machos e 2.514 fêmeas) e 549 gatos (291 machos e 258 fêmeas). Os dados informados pela Diretoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, se referem a esta quarta-feira, dia 22.

A raiva é uma doença mortal causada por vírus. Ocorre em todos os mamíferos, inclusive no homem. O principal transmissor da doença é o cão, seguido do morcego e do gato, respectivamente. A transmissão ocorre pela saliva do animal doente, principalmente pela mordida, por arranhaduras produzidas pelas unhas do animal, pelo contato da baba com a pele ferida, esfolada ou arranhada recentemente e pelo contato com mucosas (olho, boca e narinas). Para prevenir contra a doença, vacinar cães e gatos contra a raiva anualmente é de extrema importância.

“Por isso, alertamos aos proprietários que fiquem atentos ao risco da raiva e durante este período, deixem aos cuidados dos zeladores ou vaqueiros a chave dos cadeados das porteiras para que todos sejam atendidos”, pontua o diretor da Diretoria em Vigilância em Saúde, Cleuber Franco Borges. A previsão é que a campanha na zona rural termine no dia 31 deste mês, quando tem início o atendimento na área urbana. Serão percorridas, no total, 288 localidades.

O atendimento é feito de casa em casa pelos agentes da Seção de Controle de Animais de Pequeno Porte. Seis equipes, com dois componentes em cada casa, fazem a imunização. Devem ser vacinados todos os cães e gatos a partir de 3 meses de idade, sendo que os que forem vacinados pela primeira vez devem ser revacinados em 30 dias.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar