WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

03/08/2010 - Banco de Leite Humano comemora Semana Mundial da Amamentação

Nesta quarta-feira, dia 04 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), por meio do Banco de Leite Humano, promovem a comemoração da Semana Mundial da Amamentação, no Cine Teatro Vera Cruz, a partir das 13h, onde serão apresentadas duas palestras sobre o assunto. Neste ano, a celebração pelo país tem como tema: “Iniciativa Hospital Amigo da Criança”.

De acordo com a Gerente do Caism, Maura Costa, a celebração acontece desde 1992 em mais de 150 países com o propósito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. “Neste ano, vamos discutir e promover a implantação do projeto Hospital Amigo da Criança, que é um título que a instituição ganha ao seguir os dez passos considerados fundamentais para a garantia do sucesso da amamentação”, explica.

Para Maura, este título reverte em várias vantagens para as mulheres, pois as mães têm mais acesso a informações e sensibilização para a amamentação. “Isso reflete na diminuição da morbimortalidade infantil, doenças infecciosas, proporciona nutrição de alta qualidade para o desenvolvimento e crescimento, reduz vários tipos de câncer na mulher, como o de mama, entre outros benefícios”, destaca a gerente.

Durante o evento, que é aberto a toda população, serão ministradas duas palestras, com os temas: “Aleitamento Materno e Dificuldades Maternas” e “Processamento de Leite Humano”. Na programação também está previsto a exibição de um filme sobre o Banco de Leite Humano (BLH) e Amamentação.

Situação - De acordo com os dados do BLH, o estoque está baixo e a Gerente convida as mulheres a fazerem a doação de seu excesso, desde que não estejam em risco nutricional. “O leite será processado e distribuído para os bebês de risco do município e região”, finaliza.

Os dez passos são estes:

1. Ter uma política de aleitamento materno escrita, que seja rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados de saúde. 
2. Capacitar toda a equipe de cuidados da saúde nas práticas necessárias para implementar esta política. 
3. Informar todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do aleitamento materno. 
4. Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento do bebê. 
5. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas dos filhos.
6. Não oferecer a recém-nascidos bebida ou alimento que não seja o leite materno, a não ser que haja indicação médica. 
7. Praticar o alojamento conjunto, permitindo que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas. 
8. Incentivar o aleitamento materno sob livre demanda. 
9. Não oferecer bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas. 
10. Promover grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães a esses grupos na alta da maternidade. 

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar