WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

27/07/2010 - SAMU comemora três anos de atuação em Uberaba

Implantado no dia 20 de julho de 2007, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu comemorou o terceiro ano de atividades no município.  De acordo com relatório apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde, entre julho de 2007 a junho de 2010, o Samu realizou 44.337 atendimentos por agravo.

Segundo a Coordenadora do Serviço, Vera Dias, a comemoração da data foi entre os 99 servidores, distribuídos entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, Auxiliadores de Regulação Médica e servidores administrativos. “Prestamos homenagem ao ex-coordenador, o Dr. Oscar Danilo Danglas e também convidamos o Major André Valdisser, que fez a reflexão sobre a missão do ‘samuzeiro’ à luz do evangelho”, destacou.

Para Vera Dias, o Samu de Uberaba tem conseguido corresponder aos objetivos da Política Nacional de Urgência e Emergência que prevê a redução do número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. “Para isso, os nossos profissionais estão em constante capacitação, para garantir permanentemente a qualidade do serviço e a humanização do atendimento”, explica Vera.

A coordenadora lembrou que o atendimento de urgência e emergência, realizado pelo Samu, é feito em todos os locais, como de trabalho, residências e vias públicas, e envolve as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento. “A ligação do solicitante é atendida por um técnico da Central, este identifica a emergência e, imediatamente, transfere para o médico regulador. Este profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o solicitante sobre as primeiras ações”, destaca.

Cabe a este médico regulador avaliar qual o melhor procedimento para o paciente, a procura por um posto de saúde; a designação de uma ambulância de suporte básico de vida, com auxílio de enfermeiros e socorristas para o atendimento no local; ou de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. O médico regulador também comunica a urgência e emergência aos hospitais públicos, a fim de reservar leitos para que o atendimento tenha continuidade.

O Samu deve ser acionado somente em situações de urgências, dentre elas estão a ocorrência de problemas cardio-respiratório, intoxicações, traumas ou queimaduras, ocorrência de quadros infecciosos, maus tratos e trabalhos de partos, casos de tentativas de suicídio, crises hipertensivas e acidentes com vítimas, choque elétrico ou com produtos perigosos. “Estamos orientando a população quanto ao trote. Pois o tempo e os recursos gastos com isto, podem fazer com que atrase o atendimento de um paciente em situação imediata à vida”, finaliza Vera Dias.

Atualmente, Uberaba conta com uma frota composta de 01 Unidade de Suporte Avançado (UTI Móvel) e 03 Unidades de Suporte Básico.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar