WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

16/07/2010 - Assinada Ordem de Serviço para construção de UBS no bairro Abadia

Durante o evento, o prefeito licenciado, Anderson Adauto, reconheceu os desafios na área da saúde e avaliou as melhorias ocorridas durante a sua gestão.

Assinada Ordem de Serviço para construção de UBS no bairro Abadia

O prefeito licenciado, Anderson Adauto, junto com o Secretário Municipal de Saúde, Valdemar Hial, assinaram nesta quinta-feira (dia 15) a Ordem de Serviço para a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Abadia. A solenidade contou com a presença de representantes políticos, sociedade civil organizada e da comunidade, pertencentes aos bairros Abadia, Leblon, Parque São Geraldo e Gameleira II.

A unidade será construída com recursos do Saúde em Casa, um programa desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais, voltado para a melhoria da qualidade da Atenção Primária, avaliado em mais de R$ 500 mil. A UBS será constituída de um prédio térreo, com 469,58 metros quadrados de área construída, e terá sala de espera, consultórios de várias especialidades, sanitários, sala de agentes e reuniões e demais cômodos para o atendimento.

Segundo Valdemar Hial, a obra será entregue em 05 meses e atenderá mais de 10 mil habitantes, que residem na área de abrangência da unidade. Após a conclusão da obra, abrigará 03 médicos, 04 enfermeiros, 05 técnicos de enfermagem, 01 psicólogo, 03 dentistas, 02 auxiliares de cirurgião dentista, 02 assistentes administrativos, 03 serventes sanitários, 02 vigias e 27 agentes comunitários. Atualmente, a unidade conta com 15 agentes, mas o quadro será completado após a finalização do processo seletivo. “Este local, onde será construída a UBS, foi escolhido pelo prefeito e aprovado pela Câmara. Aqui será trabalhada a promoção, prevenção, cura e acompanhamento da saúde, visando o atendimento digno para as pessoas desta região”, falou Valdemar.

Para o prefeito licenciado, a saúde é um desafio diário e complexo, mas garantiu que o governo está empenhado para melhorar o sistema municipal de saúde. Ele pontuou as melhorias e as novas construções. “Estamos reformando as unidades básicas de saúde e construindo outras, como esta que está localizada no Parque São Geraldo. Vamos iniciar a construção de mais uma Unidade Regional de Especialidades, que será no bairro Mercês, junto com o Hospital Regional de Urgência e Emergência. Vamos construir também, a terceira Unidade de Pronto Atendimento”, destacou.

Segundo Anderson Adauto, o município tem que receber bem o paciente que procura o serviço municipal de saúde e admitiu que Uberaba também apresenta problemas na contratação de médicos, assim como os demais municípios do Brasil. Ele exemplificou com as dificuldades de contratar médicos pediatras e lembrou que a remuneração destes profissionais foi aprimorada.

“As mudanças que realizamos na saúde são significativas e estamos rompendo os paradigmas, com o Programa de Atendimento Humanizado. Nós não podemos deixar o paciente bater duas ou três vezes nas unidades, procurando vaga para consulta ou exame. Por meio de um sistema, ele nos procura uma vez e nós assumimos a responsabilidade de encaminhá-lo para a consulta. Mas ainda temos que melhorar. Estamos trabalhando para reduzir o tempo de espera”, avaliou Anderson Adauto.

Reformas das Unidades - Com recursos provenientes da Secretaria Estadual de Saúde e do Governo Federal, por meio dos programas Saúde em Casa e Pró-Saúde, no mês de abril foram iniciadas as reformas e ampliações de oito Unidades de Saúde de Uberaba, avaliados em R$ 747 mil. Dentre as unidades beneficiadas estão: UMS Maria Teresa, UMS Álvaro Guaritá, UMS Luis Meneguelo, UBS Beija-Flor II, UBS Juca Inácio e UBS Residencial 2000. Em duas, UMS George Chiree e UMS João Rezende, as obras já foram concluídas.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar