WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

10/06/2010 - Ações do controle da dengue são apresentadas na reunião do Comitê

De acordo com a Diretora de Vigilância em Saúde, Geane Aparecida Andrade, o crescente número de casos de dengue deve-se a introdução de um novo sorotipo da doença.

Nesta quinta-feira (10), aconteceu mais uma reunião do Comitê de Mobilização, Assessoramento, Acompanhamento das Ações de Controle da Dengue no Município de Uberaba, que teve como objetivo a apresentação das ações do controle realizados desde janeiro a maio deste ano. Composto por quatro eixos temáticos, o Comitê tem uma importância fundamental para a sociedade, pois discute e sugere atuações nos campos da Educação e Mobilização Social, Operação de Campo, Legislação e Assistência ao Paciente com dengue.

Segundo a Diretora de Vigilância em Saúde, Geane Aparecida Andrade, o município enviou ao laboratório do estado, 16 amostras para a identificação do sorotipo do vírus da doença, para o isolamento viral. Desta quantidade, 07 amostras foram positivas para o sorotipo DEN 1. “Em Minas Gerais, entre os anos de 2002 a 2008, o vírus circulante era o DEN 3. Mas a partir de 2008, foi identificado a introdução de mais dois sorotipos DEN 1 e DEN 2. Quando existe mais de um vírus circulando pode aumentar o número de casos notificados e maior probabilidade de ocorrências de casos graves”, explicou a diretora.

Com esta identificação de um novo vírus circulando na cidade, Geane ressalta que a população tem que colaborar com as ações do controle do mosquito Aedes aegypti. “A população tem que estar atenta aos recipientes que acumulam água parada. Sempre verificar calhas, vasos de plantas e outros materiais existentes nas residências que ofereçam este risco”, falou Geane.

Durante a reunião também foi apresentado o terceiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), que apontou uma queda no índice de infestação predial, chegando a 0,4%. No último levantamento realizado no mês de abril, o índice chegou a 1,8%. De acordo com o Diretor do Departamento de Controle de Zoonoses, André Luis Ribeiro, no mesmo período do ano passado, o levantamento ficou em 0,50%. “Temos uma queda, mas mesmo assim a população não pode baixar a guarda. Este resultado é devido aos esforços do trabalho dos agentes e da população, que está ajudando no controle do mosquito, evitando água parada”, destacou André.

Dados - O DCZ realizou até o dia 28 de maio, 238.673 visitas nos imóveis da cidade, 1.209 visitas nos pontos estratégicos, 1.665 atendimentos ao público (incluindo Disk Dengue). O mutirão de limpeza percorreu 58 bairros, recolhendo 356 caminhões de objetos que acumulam água parada.  Além disso, foram instaladas 349 tampas de caixas d’águas e o recolhimento de 602.930,0 Kg de pneus das borracharias cadastradas.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar