WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

28/05/2010 - Comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco mobiliza o Caism

Durante evento de comemoração foram realizadas apresentações artísticas, depoimentos de pacientes e entrega de certificados

Comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco mobiliza o Caism Comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco mobiliza o Caism Comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco mobiliza o Caism

A Secretaria Municipal de Saúde comemorou nesta sexta-feira (28) o Dia Mundial Sem Tabaco (celebrado em 31 de maio), em um evento realizado no Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism), responsável por executar gratuitamente o acompanhamento para homens e mulheres tabagistas. Durante o evento aconteceu a “formatura” de um grupo, composto por 56 pessoas, que está há mais de um ano sem fazer uso do tabaco.

De acordo com a coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo, Sônia Teresinha Rosa, esta é uma conquista de grande valia. “Realmente, esta é uma grande conquista para estas pessoas, que procuraram o programa e estão há um ano sem usar o tabaco. Lembramos que estas pessoas vieram por demanda espontânea ou por indicação médica”, destaca.

Segundo a coordenadora, o programa existe há 14 anos no município e calcula que desde 2005 até maio de 2010, mais de 700 pessoas se “formaram” nos grupos de acompanhamento. Desenvolvido com terapia cognitiva comportamental e medicamentosa, o programa tem a duração de um ano e conta com uma equipe multiprofissional, composta por médico oncologista e pneumologista, psicólogos e estagiários dos cursos de nutrição, psicologia, enfermagem e fisioterapia. “Nos 04 primeiros meses as sessões são semanais. Nos 04 meses seguintes, os encontros acontecem de 15 em 15 dias, encerrando o período de cessação. E nos últimos 04 meses, os encontros são mensais”, exemplifica Sônia. 

Atualmente, existem 03 grupos que realizam acompanhamento todos os dias, somando cerca de 250 pessoas por semana. As pessoas interessadas em participar do programa, podem comparecer pessoalmente no Caism, localizado na Av. Leopoldino de Oliveira, 1.760 ou entrar em contato pelo telefone 3322-7070 e deixar nome e telefone com a recepcionista da unidade. “Solicitamos isso para as pessoas, pois assim que abrir novos grupos, vamos entrar em contato para a marcação da triagem”, explica.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar