WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

20/05/2010 - Queijarias de Uberaba estão se adaptando às normas do SIM

Criado em março do ano passado, o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM) tem trabalhado no sentido de garantir à população produtos alimentícios de qualidade comprovada.

Até agora os resultados obtidos, de acordo com o titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri), José Humberto Guimarães, comprovam que tantos produtores como comerciantes estão se conscientizando quanto à necessidade de se adequarem às normas do SIM.

Tanto que até agora 14 queijarias já receberam o certificado de qualidade. Juntas elas processam cerca de quatro mil litros de leite por dia, empregando 86 pessoas.

Entre essas queijarias está uma que produz mussarela de leite de vaca e uma que produz mussarela de leite de búfala. As outras produzem queijos minas frescal e meia cura.

“Quando começamos em 2009 foram certificadas na ocasião oito queijarias que processavam 2.300 litros de leite por dia e tinham 36 funcionários. Hoje esses números aumentaram em muito e isso é sinal de que os produtores estão realmente se profissionalizando também”, ressalta o titular da Sagri.

O secretário lembra que o certificado de qualidade só é fornecido após monitoramento da equipe do SIM e cumprimento de todas as exigências.

“O monitoramento começa com o exame de sanidade do plantel e isso compreende que o produtor tem que vacinar os animais contra brucelose, aftosa e tuberculose. Esse exame é feito é periodicamente”, explica Guimarães.

Ele destaca que outro item fiscalizado pela equipe diz respeito à higiene na ordenha e nas instalações de manipulação da matéria prima até a embalagem do produto.

“Outros segmentos também estão se adequando às normas do SIM e isso nos tranquiliza até certo momento porque sabemos que muitos produtos que estão sendo comercializados têm a qualidade garantida”, diz o secretário.
 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar