WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODAU

26/06/2009 - Inauguração lota Estação de Tratamento de Esgoto rio Uberaba

Com a afirmação de que faltam aos administradores dos municípios brasileiros equipes técnicas eficientes para elaborar e apresentar bons projetos, que permitam a liberação de recursos do governo federal para execução de obras, o Ministro das Cidades, Márcio Fortes deu o tom da cerimônia de inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Francisco Velludo, em Uberaba nesta sexta-feira, dia 26 de junho. Ele afirmou que são poucas cidades que conseguem fazer o que Uberaba fez ao apresentar projetos e conseguir aprovação. Uma ETE financiada com verbas do Programa Pro-Saneamento e agora, com o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), receber a injeção de novos recursos - R$ 28,8 milhões - para a execução das obras de macro e microdrenagem, voltadas para equacionar os problemas de enchentes na cidade.

Em todas as entrevistas e no discurso do Ministro durante a solenidade em Uberaba ele frizou detalhes construtivos da obra, como a expressiva marca de 74% de tratamento do esgoto coletado e a meta de alcançar 98% com a entrada em funcionamento da segunda ETE, a do ribeirão Conquistinha. Ele convocou a união de esforços entre poder público e entidades como os comitês de bacias hidrográficas a fim de ampliar os efeitos positivos advindos das ETEs, a recuperação ambiental dos cursos d´água.
Mais de 1.200 pessoas prestigiaram a inauguração da ETE entre eles prefeitos e vereadores de Conceição das Alagoas, Itapira, Sacramento, Araporã, Lambari, Araguari, Uberlândia, Santa Vitória, Capinópolis, Campo Florido, Canápolis, Delta, Itiuiutaba, Monte Carmelo, Nova Ponte, Perdizes, Pirajuba, Santa Juliana, São Francisco de Sales; representes do governo mineiro através do Instituto Mineiro de Gestão das Águas; os parlamentares Aelton Freitas, Paulo Piau, Marcos Montes e Adelmo Carneiro.  Os vereadores de Uberaba Lourival dos Santos, Cléber Humberto, Tony Carlos, Almir Silva, Luiz Dutra também participaram representando o legislativo de Uberaba.
Do governo federal estiveram presentes o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Edilo Ricardo Valadares, o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA) José Machado, o presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) Arnaldo Luiz Dutra, o Subchefe Adjunto de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Maurício Muniz de Barreto Carvalho representando a Ministra Dilma Rousseff.

O prefeito Anderson Adauto foi simpático ao agradecer a colaboração dos vários atores que participaram direta ou indiretamente da obra da Estação Rio Uberaba. Lembrou o ex-prefeito Marcos Montes que desencadeou, na gestão dele, o projeto da ETE e a obtenção dos recursos. Adauto disse que as administrações devem trabalhar focando objetivos de construção para a cidade, como foi o caso da ETE. Cada qual com suas particularidades, aperfeiçoando projetos e ampliando as fontes de recursos. Não deixou também de citar que a entrada em funcionamento da estação implicará em revisão tarifária para incluir os custos de manutenção da estação. Hoje a cobrança da tarifa de esgoto equivale a 50% da tarifa de água.

José Luiz Alves, presidente do Codau e anfitrião do evento de inauguração da ETE, parabenizou todos os funcionários envolvidos e fez referência ao conceito macro da Estação, uma obra que reflete a melhoria da qualidade de vida dos uberabenses e, sobretudo a recuperação ambiental do rio Uberaba. Alves lembrou que nos próximos dias 20 e 21 de julho o Centro Operacional abrirá as licitações para construção da segunda Estação, a do ribeirão Conquistinha, projetada para tratar outros 22% dos esgotos coletados e a concorrência para execução das obras do Emissário do Córrego Conquistinha, etapas fundamentais para a complementação do programa de esgotamento sanitário da cidade, que tem como meta alcançar 98% de tratamento dos esgotos. A previsão global de investimentos nessas duas obras está acima de R$ 15,2 milhões, verbas do Pro-saneamento, a mesma fonte de recursos da ETE Rio Uberaba. 

 
 
 

Outras Notícias: CODAU



Voltar