WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODAU

30/08/2021 - Programa Caça Esgotos Irregulares entra na fase de vistorias 2021

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbana (Codau) recomeçou nesta terça-feira (31) a etapa 2021 de vistoria dos canais de água pluvial sob as avenidas centrais para identificar lançamento de esgotos irregulares ou clandestinos, que ainda estejam caindo dentro dessas galerias. 

Esta revisão é anual e sempre acontece no período da estiagem. No sistema de macrodrenagem do centro, dentro das galerias de água pluvial devem escoar apenas a água de drenagem pluvial e a dos córregos existentes. O esgoto tem a sua tubulação própria - os interceptores/emissários de esgotos - que conduz os dejetos diretamente para a Estação de Tratamento de Esgotos Francisco Velludo.  

A Codau, ao longo dos anos, já localizou e retirou mais de 700 pontos de lançamentos irregulares. A Companhia mantém este “Programa Caça Esgotos Irregulares/clandestinos” desde setembro de 2016. 

As equipes técnicas, comandadas pelo engenheiro Giovanni Molinero, gerente de área de Esgotamento Sanitário, percorrerão os canais das avenidas Leopoldino de Oliveira, Guilherme Ferreira, Nelson Freire, Dr. Fidélis Reis, Odilon Fernandes, Henrique Castejon, Santos Dumont e Santa Beatriz. E com a listagem em mãos farão a programação das intervenções necessárias para solucionar estes vazamentos. “As vistorias deste ano começam nesta terça-feira e estamos procurando os esgotos lançados indevidamente na rede pluvial ou um entupimento de rede que esteja provocando o extravasamento para dentro da galeria.  Depois de localizados, voltaremos no ponto exato, pela superfície da via, para abrir e sanar o problema”, explicou Molinero. Três equipes irão trabalhar longo desta semana nas vistorias. Duas dentro dos canais e uma na superfície para dar apoio com a segurança do trabalho.  

“O objetivo desta iniciativa é a manter as condições atuais de despoluição do córrego das Lajes, o manancial que recebe todas as contribuições dos córregos centrais de Uberaba.  Os esgotos impactam diretamente na vida aquática e geram consequências de curto, médio e longo prazo neste ecossistema. Precisamos permanecer atentos para renovar as ações de localização dos esgotos indevidos e é o que estamos fazendo, garantindo a qualidade de vida da cidade”, explicou José Waldir de Sousa Filho, presidente da Codau.

Ascom Codau jorn. Edna Costa 31.08.2021

 
 
 

Outras Notícias: CODAU



Voltar