WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODAU

27/04/2010 - Leopoldino e Pedro Salomão serão abertas para obra dos interceptores de esgoto

 

A primeira fase de implantação dos interceptores de esgotos na área central de Uberaba será concluída esta semana. Os interceptores são as tubulações que terão a função de captar os esgotos lançados diretamente nas galerias de água pluvial e conduzir esses dejetos até a Estação de Tratamento de Esgoto Francisco Velludo –ETE Rio Uberaba.

A obra começou na rotatória da Avenida Santa Beatriz e seguiu até a Edílson Lamartine Mendes. Nesta semana será concluída a execução de 475 metros de tubulação na faixa esquerda e outros 494 metros na faixa direita da via. O trabalho vinha sendo executado desde o dia 22 de março.

E para esta quinta-feira, 29 de abril o Água Viva programa início das obras na Avenida Leopoldino de Oliveira, a partir da Praça da Bíblia, em frente à Unidade de Atenção ao Idoso (UAI) por um trecho de 2.384 metros, incluindo os dois lados da avenida, até o viaduto sob a ferrovia da FCA. A previsão, segundo a gerente executiva da Unidade de Gestão de Projetos (UGP) Ana Luiza Bilharinho, é que em um mês de trabalho a obra esteja concluída neste trecho. O lado esquerdo, onde está localizada a Sede da Secretaria de Trânsito, Transportes Especiais, Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans), será iniciado primeiro. E após concluído, a intervenção volta para o início do trecho, em frente a UAI, agora pelo lado direito e segue novamente até o viaduto.

Também está programada para começar nesta quinta, dia 29, a intervenção na Avenida Pedro Salomão, a partir do trevo da Avenida Maranhão, próximo ao Carrefour até o final da via, na confluência da Santos Dumont. O período de implantação dos interceptores deverá ser de duas semanas. Ali serão executados 795 metros de tubulações pelo lado direito e outros 288 metros, pelo esquerdo. Ana Luiza observa que outros 710 metros de interceptores da Pedro Salomão ficarão para próxima etapa, quando a avenida será aberta, na sua faixa esquerda, para execução das novas galerias de água pluvial, do programa de macrodrenagem do Água Viva. O objetivo é abrir as valas de uma vez só e reduzir as interferências e transtornos para a população.

Logo depois, a programação volta para Avenida Santa Beatriz, a partir do dia 11 de maio. Os tubos para captar esgotos serão implantados, a partir do viaduto até a rotatória do Shopping Uberaba, pelo lado esquerdo da avenida, numa extensão de 1.586 metros. Todo o lado direito deste trecho ficará para a fase de implantação das obras das galerias pluviais.

As obras dos interceptores de esgotos na Avenida Leopoldino de Oliveira, entre a Rua Cândida Mendonça Bilharinho até a Rua Senador Pena deverá ser iniciada na primeira quinzena do mês de julho.


Adutoras  - As obras de substituição das linhas adutoras que provocavam maior desperdício de água e insistentes manutenções corretivas já estão concluídas. A intervenção é do Projeto Água Viva, executada pela empresa vencedora da licitação RCA Construtora Ltda. em conjunto com equipe técnica do Codau. Ao todo foram 7,5 km de novas linhas implantadas nos bairros Fabrício, Boa Vista, Estados Unidos e Abadia.

A informação é de Ana Luiza e do diretor de Desenvolvimento e Saneamento do Codau, Antônio Almeida.  Ele explica que a grande problemática da adutora que interliga a Estação de Tratamento de Água (ETA) ao Centro de Reservação (CR) V, na Avenida Abílio Borges era a repetição de consertos entre 4 a 5 vezes por semana. O material da tubulação estava com vida útil vencida, acima de 20 anos de funcionamento.
 
Essa nova adutora agora foi transformada em duas novas linhas paralelas, partindo do viaduto da FCA, na Avenida Dr. José Maria Reis, seguiu pela José Clemente Pereira até XV de novembro, entrou na Rua Osvaldo Cruz, atravessou Leopoldino de Oliveira, subiu João Alfredo, virou à esquerda na Rua Campos Sales e seguiu pela Avenida Saldanha Martinho até ser conectada ao CR-5, após o cruzamento com a Avenida Prudente de Morais.

Essa duplicidade garante maior segurança nas futuras manutenções, explicou Almeida. As outras duas novas adutoras que fazem parte desse programa de redução de perdas também estão concluídas. É da Rua Espanha, que liga a ETA o CR – II no bairro Fabrício por 780 metros, com diâmetro de 400 mm. E a da Rua dos Mascates com derivação para Avenida Elias Cruvinel, com duas linhas de 100 metros cada e diâmetros de 500 mm e de 150 mm.

Antônio Almeida ressaltou que esta linha é de fundamental importância para o sistema de distribuição de água, por ser responsável pelo suprimento de várias regiões da cidade - a sudeste, leste, oeste e sudoeste. A obra, totalmente financiada pelo Banco Mundial, foi executada por R$ 2,848 milhões.
 
Parque da Cidade - No mês de março o Parque da Cidade e o prédio do Centro de Educação Ambiental (CEA) também foram concluídos. E ainda lançado o Centro Vocacional Tecnológico – CVT ambiental ‘Casa das Águas’. As obras fazem parte do projeto Água Viva no componente que trata da preservação e recuperação ambiental.

O Parque é uma área verde de 32 mil m2 e foi dividida em dois setores distintos. O primeiro deles é a Alameda das Barrigudas, que abriga o CEA e futuramente o Centro Vocacional Tecnológico – CVT – “Casa das Águas”, que funcionará no mesmo prédio. O outro espaço, o Setor Córrego das Lajes, uma área de dois hectares, e foi transformado em um parque verde com urbanização e recomposição vegetal. Está localizado no início da Univerdecidade, a partir da confluência com a Rua Cândida Mendonça Bilharinho.


 

 
 
 

Outras Notícias: CODAU



Voltar