WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

24/06/2009 - Sagri busca inserir Uberaba no Programa Queijo Minas Artesanal

Apresentando dados que justificam a solicitação, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri), encaminhou correspondência ao deputado estadual Adelmo Carneiro Leão para inserir Uberaba no Programa Queijo Minas Artesanal.

Uberaba é o 10º maior produtor de leite do país, com 73 milhões de litros por ano, em 1.800 propriedades. A pecuária bovina praticada no município tem excelência comprovada nos aspectos genéticos, nutricionais e sanitários. Uma parcela expressiva de produtores tradicionalmente processa e/ou industrializa leite em suas propriedades rurais, transformando em queijos, requeijões, manteiga, doces, etc.

Esses são alguns dados que constam no documento encaminhado pela Sagri ao Parlamentar, justificando a inclusão do município no Programa Queijo Minas Artesanal, do governo estadual, do qual participam as regiões de Araxá, Canastra, Cerrado e Serro, contemplando até os municípios vizinhos de Conquista e Sacramento.Ainda no documento, o titular da Sagri, José Humberto Guimarães, destaca que mais de 200 pequenos e micros produtores da agricultura familiar têm na produção artesanal de queijos sua única fonte de renda.

Ele cita também que o município mantém, por meio da Sagri, uma ampla assistência zootécnica, agronômica e gerencial, com cerca de 500 projetos implantados em pequenas propriedades rurais na área de manejo alimentar a pasto com o pastejo rotacionado.

Ainda justificando a inclusão de Uberaba no programa, destaca-se que a Sagri está na quarta edição do Programa da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) adquirindo grande quantidade de leite de 239 pequenos produtores do município, que é transformada em iogurte, queijo, requeijão e manteiga e  distribuídos para 88 instituições assistenciais, assistindo nove mil pessoas carentes entre idosos, crianças e portadores de necessidades especiais.Além disto, a Prefeitura criou o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM), que já cadastrou e faz a inspeção e monitoramento de 22 pequenos empreendedores, a maioria deles pequenos produtores artesanais de queijos minas frescal e demais derivados do leite.

“Buscamos o empenho do deputado porque ele já se empenhou em outras solicitações nossas e, principalmente, porque ele conhece as potencialidades do município e as necessidades dos nossos pequenos e micros produtores”, ressalta o titular da Sagri.Guimarães acrescenta ainda que de acordo com estudos da secretaria, estima-se que mais de 25 mil litros de leite por dia são transformados em queijos artesanais, sem contar aqueles que utilizam o produto para produzirem doces e outros derivados.

“Temos a certeza de que teremos todo o apoio, parceria e empenho do deputado Adelmo Carneiro que está viabilizando a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Queijo Mineiro, desde que haja o controle sanitário desejado.

E, em relação a esse controle Uberaba já está bastante adiantada”, frisa o secretário

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar