WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

COMDICAU

23/06/2009 - Uberaba realiza Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

"Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal” é o tema da VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento, organizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicau), acontece nesta quarta-feira (dia 24), a partir das 9 horas, no Centro Administrativo da PMU.

Como preparação aconteceram as pré-conferências locais, onde foram tiradas propostas e indicados delegados dos segmentos para a Conferência Municipal.

O objetivo central da plenária é avaliar e deliberar sobre a política municipal de defesa e garantia de direitos da criança e do adolescente, estabelecendo diretrizes para as diversas políticas sociais.

Para que possam ser cumpridas é importante que todos os atores que compõem o contexto social referente à criança e ao adolescente atuem na garantia de   recursos para efetivação das ações voltadas ao público infanto-juvenil, observa a presidente do Comdicau, Nádia Maluf Dib.A abertura será feita pelo grupo Axé Uai, seguida de palestra do juiz da Vara da Infância e Juventude de Fernandópolis (SP), Evandro Pelarin.

Ainda deverão estar presentes o juiz da Infância e da Juventude de Uberaba, Nicolau Lupinhaes; promotor da Infância e Juventude, André Tuma; prefeito Anderson Adauto; e os secretários de Desenvolvimento Social (Seds), Maria Tereza Rodrigues da Cunha; de Educação, Marcos Bordon; e da Saúde, Valdemar Hial, dentre outros convidados.

No período da tarde, o tecnólogo em Desenvolvimento Social e Gestor de Projetos, Mário Cardoso, aborda o tema “Promoção da universalização e direitos em um contexto de desigualdades”.

Em seguida, a assistente social da UFTM e presidente do Lar da Caridade, Ivone Aparecida Vieira da Silva, fala sobre a proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes.

A psicóloga judicial do Tribunal de Justiça de Minas, Marli Martins de Assis, discorrerá sobre o fortalecimento do sistema de garantia de direitos.

O 4º eixo a ser enfocado é a participação das crianças e adolescentes em espaços de construção da cidadania, com a palestra da especialista em Gestão de Instituição de Ressocialização e psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Eliana Venâncio.

E por último, a pedagoga, orientadora educacional e especialista em Serviço Social, Silvana Elias, abordará a gestão da política. A conferência será encerrada com votação e aprovação das propostas e com a eleição dos delegados municipais para a Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 
 
 

Outras Notícias: COMDICAU



Voltar