WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

15/06/2009 - Sagri promove curso sobre produção artesanal de queijos

Uberaba é um município que tem tradição na produção artesanal de queijos e isso se deve à sua tendência à pecuária leiteira desenvolvida há mais de um século, e pela excelência do plantel bovino aqui existente, além da necessidade de muitos empreendedores de agregar valores a outros componentes.

Em função desse perfil, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri) e o CEFET promovem nos dias 6 (segunda-feira) e 7 (terça-feira) de julho, das 8h às 11h30, um curso sobre a produção artesanal de queijo minas frescal e mussarela.

O curso será realizado na fazenda do CEFET.De acordo com dados da Sagri, Uberaba é o 10º maior produtor de leite do país, com 73 milhões de litros por ano. Uma parte do elenco de produtores se dedica à produção de queijos, especialmente o frescal cremoso.

Ainda segundo levantamentos da Sagri, estima-se que são mais de 200 produtores de queijo que, além do frescal, produzem também mussarela, meia cura e outros tipos.“Calculamos que esses 200 produtores chegam a processar, diariamente, 25 mil litros de leite por mês”, destaca o titular da Sagri, José Humberto Guimarães.

Isso significa que Uberaba conta com 200 queijarias.Ele ressalta também que a Sagri já cadastrou através do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) oito queijarias que contam com certificado de qualidade visto que, produzem dentro dos padrões exigidos para a sanidade animal e higiene na produção dos queijos.

“O nosso intuito é agregar mais produtores ao elenco já certificado pelo SIM e por isso estamos promovendo esse curso que é o primeiro de uma série deles”, explica Guimarães.

Ele destaca que os interessados devem entrar em contato com a Sagri pelo telefone 3318-0469, com Valdair, Giovane ou Luiz Otávio.“Vamos facilitar ao máximo para aqueles que estiverem interessados, inclusive disponibilizando um veículo para o transporte dos mesmos, com saída do Centro Administrativo”, antecipa o secretário.

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar