WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Planejamento

08/06/2009 - Prefeitura busca soluções para o trânsito de Uberaba com urbanista que é referência em planejamento

Prefeito Anderson Adauto viaja para Curitiba nesta segunda-feira (08) para se reunir com o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, considerado referência nacional e internacional em planejamento urbano, tendo sido responsável pelas diretrizes do Plano Diretor de Curitiba, cidade em que foi prefeito por três mandatos.

Lerner também foi governador do Estado do Paraná por duas gestões, quando promoveu uma grande transformação econômica e social que mudou o perfil do estado. Este será o primeiro encontro entre a Prefeitura e o renomado urbanista, com o objetivo de buscar sua consultoria para re-estruturar o trânsito da cidade de Uberaba.

De acordo com o secretário de Planejamento, Karim Abud, que também estará presente na reunião, na visão de Lerner e também da própria administração municipal, o trânsito de Uberaba deve ser repensado a partir do transporte coletivo.

“Esta é uma idéia moderna, porque se o transporte coletivo estiver estruturado, e principalmente funcionando de forma eficiente, poderemos então avaliar como fica o trânsito de veículos, pedestres e ciclistas a partir deste planejamento”, explica Abud.

Na sua opinião, Uberaba não comporta mais soluções domésticas, como instalação de semáforos, lombadas, faixas de pedestres, entre outras. “Chegou a hora de termos um planejamento completo e estrutural do trânsito da cidade”, completa o prefeito.

Para esta reunião, a Prefeitura já está levando para apresentar ao urbanista um mapeamento com 28 pontos de estrangulamento no trânsito de Uberaba, que foi desenvolvido em parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e seguradoras.

Segundo Karim Abud, nestes pontos coincidentemente também existem estrangulamento do transporte coletivo, por isso a lógica de se estruturar o trânsito a partir do serviço público de transporte. Além disso, durante a reunião será discutida a possibilidade de Uberaba desenvolver trabalhos nas ruas chamadas de portáteis, que são aquelas que durante a semana são comerciais, mas que nos finais de semana ficam desertas.

Um exemplo na cidade seria a Arthur Machado, que então poderia receber atividades culturais nos dias de comércio fechado, dando “vida” ao local.Segundo Karim, antes mesmo de conhecer as idéias de Uberaba, Jaime Lerner já fez elogios à Prefeitura quando soube que a Secretaria de Planejamento concentra as questões de transporte coletivo e trânsito.

“Esta é a primeira reunião em busca desta consultoria, que esperamos que possa ser consolidada”, disse. Acompanham o prefeito e o secretário à Curitiba, os vereadores Almir Silva e Samuel Pereira.Jaime Lerner já ocupou o cargo de consultor da Organização das Nações Unidas (ONU) para Assuntos Urbanos.

Além disso, pelo reconhecimento da sua obra em Curitiba e no Paraná, recebeu diversos prêmios e títulos internacionais, com destaque para o Prêmio Máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente (1990), UNICEF Criança e Paz (1996), The 2001 World Technology Award for Transportation (2001), o Prêmio “The 2002 Sir Robert Mathew Prize for the Improvement of Quality of Human Settlements”, pela União Internacional de Arquitetos – UIA e o “2004 Volvo Environment Prize”.

 
 
 

Outras Notícias: Planejamento



Voltar