WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

24/03/2010 - Santa Fé – uma agrovila de Uberaba em franco desenvolvimento

Santa Fé é a maior agrovila do município de Uberaba, ocupando uma área de 500 hectares divididos em 650 lotes. A agrovila é cortada pela rodovia MG 190, que liga Uberaba a Nova Ponte, e também é margeada pela linha férrea da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) que liga a região ao porto marítimo de Vitória (ES).

Ela está localizada, privilegiadamente, numa gleba de chapadão, com topografia plana, a mil metros de altitude e fica bem próxima ao rio Claro, região de praias naturais com aptidão para o lazer e o turismo ecológico.

Santa Fé fica distante de Uberaba por apenas 26 quilômetros de estradas asfaltadas que passa sobre o rio Uberaba e ladeia o bairro rural de Santa Rosa, cortando o vale do córrego dos Pintos, onde existem extensas áreas de matas nativas.

A agrovila de Santa Fé tem cerca de 150 casas e, aproximadamente, 600 moradores. Por suas condições topográficas e ambientais, o local tem aptidão especial para a produção de hortículas variadas.

Além de diversas chácaras com pequenas culturas diversas, à sua volta estão localizadas grandes lavouras de cenoura, beterraba, batata e cebola, que ocupam mais de mil hectares irrigados por aspersão, através de modernos equipamentos, cujas produções abastecem o mercado interno e também são destinadas à exportação.

Na agrovila estão instalados um grande armazém climatizado para estocagem de sementes de batata inglesa e o alojamento do pessoal que trabalha temporariamente para a Usina Uberaba.

Nas proximidades da agrovila encontra-se um dos grandes processadores de cenoura, beterraba, cebola e batata que empregam mais de 120 pessoas.

A localidade conta com posto de saúde, creche e tem igrejas de diversos credos religiosos e é servida por linhas de ônibus em diversos horários diários.

Lavouras de soja, milho, cana de açúcar e café, cultivadas com tecnologias de ponta, também ocupam o entorno da agrovila e empregam parte do pessoal que ali reside.

Além da especialização na horticultura, seus moradores estão buscando outras atividades complementares que possam utilizar a farta matéria prima local, como é o caso da criação organizada de aves caipiras para a produção de ovos e frangos. Também está em andamento o projeto de um grande produtor de hortaliças para a instalação no local de uma moderna unidade de processamento mínimo de hortaliças com vistas ao suprimento das grandes redes de supermercados.

Na agrovila, a população procura meios de se organizar com vistas à obtenção de melhorias sócio econômicas para que a comunidade se desenvolva com qualidade de vida.

Todas estas informações fazem parte de estudos efetuados pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri), objetivando promover o desenvolvimento das comunidades rurais do município.

No caso de Santa Fé, a Sagri presta a todos os empreendedores que ali executam suas atividades, serviços diversos como assessoria técnica agronômica e preparo de solo com equipamentos que implementam eficiência nas culturas.
É também dos grandes produtores do local que a Sagri recebe em doação grande parte dos produtos que são distribuídos pelo Banco de Alimentos.

“O nosso compromisso é estar ao lado dos nossos produtores incentivando, prestando assessoria e contribuindo de alguma forma para que cada vez mais o setor se fortaleça gerando mais emprego e renda”, explica o titular da Sagri, José Humberto Guimarães.

 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar