WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

11/03/2010 - Agropecuária de Uberaba é a quinta maior economia rural do país

As atividades agropecuárias no município de Uberaba vêm expressando a sua grandeza através dos produtos, bens e serviços gerados diariamente. Esta movimentação de riquezas quando computada cientificamente em períodos anuais é o que se denomina de produto interno bruto, ou PIB agropecuário, como explica o titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri), José Humberto Guimarães.

De acordo com ele, este indicador que revela o potencial da economia rural, mede a produção do município, do estado e do país e é formado pela agricultura vegetal e extrativa e pela pecuária.

Os cálculos do PIB são feitos e divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No ranking brasileiro dos municípios que mais movimentam a economia agropecuária, Uberaba ocupa pela segunda vez consecutiva a quinta colocação.

“Entre mais de cinco mil e quinhentos municípios, esta posição destacada é o resultado de uma economia primária diversificada, diferentemente dos locais que ocupam os vinte primeiros lugares, nos quais predominam monoculturas da soja, do milho, do algodão, da cana-de-açúcar, ou da produção de madeira”, destaca o secretário.

Além disto, a ocupação econômica da terra em Uberaba, ainda de acordo com Guimarães, vem sendo intensificada com práticas tecnológicas que ao mesmo tempo em que elevam a produtividade das culturas, também promovem a preservação ambiental como é o caso do plantio direto na palha das lavouras de soja e de milho.

“Por outro lado, com a participação de mais de 4 mil produtores, dos quais 62% atuam em áreas menores de 100 hectares, o município conta com um elenco de empreendedores que fazem o desenvolvimento rural com profissionalismo”, destaca o titular da Sagri.
Veja abaixo o gráfico do crescimento do PIB de Uberaba nos últimos anos.
 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar