WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

05/03/2010 - Produção de leite no município registra aumento

De acordo com levantamento da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Aquicultura, Pesca e Abastecimento (Sagri), a pecuária leiteira vem deixando de ser praticada em áreas extensivas e gradativamente está passando a ser executada em pequenas glebas nas quais, produzindo-se intensamente forragem de boa qualidade busca-se alojar maior número de animais produzindo mais leite.

Segundo o titular da Sagri, José Humberto Guimarães, este sistema de manejo alimentar, que compreende pastejo rotacionado complementado com cana-de-açúcar ou silagem de capim no período da falta de chuvas, permite a elevação da produção quantitativa de leite por hectare e, ainda, oferece os meios para que o pecuarista faça comparativos da atividade com o rendimento de outras culturas e daí o conhecimento melhor do seu negócio.

“Assim conduzida, racionalmente, é possível alojar de quatro a cinco vacas por hectare, produzindo média de 10 quilos de leite por vaca/dia. Desta forma, o empreendimento pode apresentar resultados financeiros superiores ao da soja, do milho e até da cana-de-açúcar”, explica o secretário, destacando que “a boa remuneração do negócio, no entanto, depende de uma planilha de custos bem elaborada, na qual os gastos com arraçoamento à base de grãos devem ser reduzidos”, diz ele.

Ainda segundo Guimarães, muitos pecuaristas do município de Uberaba, após exame da relação custo/benefício deste processo alimentar, o adotaram em suas propriedades e os resultados já podem ser observados.

Levantamento feito por técnicos da Sagri aponta uma elevação de aproximadamente 7% na produção de leite do município na comparação do ano de 2008 com o ano de 2009. A produção que era de 74 milhões de litros saltou para 79 milhões com o mesmo número de vacas em lactação, cerca de 40 mil animais.

“Esses números refletem a melhor ocupação da terra no município, devido a práticas tecnológicas de baixo custo como as que são promovidas pela Sagri, quais sejam os sistemas de pastejo rotacionado e a revitalização de pastagens degradadas através da cultura do milho”, ressalta o titular da Sagri.

Os interessados em obter mais informações sobre os projetos e programas desenvolvidos pela Sagri, podem entrar em contato com o órgão através do telefone 3318-0469.
 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar