Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Desenvolvimento do Agronegócio

24/02/2010 - Sagri intensifica assistência técnica a pequenos pecuaristas do município

Visando elevar a produtividade da pecuária leiteira, reduzindo os espaços para o plantel bovino, disponibilizando maior volume de forragem em menores áreas, a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Aquicultura, Pesca e Abastecimento (Sagri) vem intensificando seus recursos técnicos materiais junto a pequenos pecuaristas para que lhes sobrem glebas, antes ocupadas com pastos, destinadas a atividades agrícolas.

Na opinião do titular da Sagri, José Humberto Guimarães, um dos fatores fundamentais para que produtores rurais promovam eficiência em suas atividades é a introdução, em seus empreendimentos, de tecnologias de baixo custo e fácil adoção, acompanhadas de procedimentos gerenciais simples.

Ele ressalta que para tal, a assistência técnica deve reunir componentes de assessoria agronômica, zootécnica e, sobretudo, gerencial, visando promover ações vantajosas que resultem na obtenção de ganhos financeiros naquilo que é produzido.

“Na assessoria, que deve conduzir o agropecuarista à boa utilização da terra, a proposta de diversificação de atividade é primordial e de suma importância para que os empreendedores tenham fontes de renda diferentes”, destaca o secretário, frisando que, “por menor que seja a propriedade a prática de duas ou três culturas pode permitir equilíbrio nos rendimentos do agropecuarista”.

O programa de assistência técnica da Sagri conta com a parceria da Cooperativa dos Empreendedores Rurais do Triângulo Mineiro (Certrim), da Copervale e da Emater.

Entre as ações promovidas para se chegar aos objetivos propostos estão a elaboração de projeto técnico de pastejo rotacionado, o preparo de solo para revitalização de pastagens degradadas e a introdução de culturas como as do milho, feijão e hortaliças.

Durante o ano de 2009, de janeiro a dezembro, a Sagri registrou mais de 1.200 atendimentos técnicos. Para pecuaristas foram723 atendimentos. Na diversificação de culturas com feijão foram prestados 187 atendimentos e no plantio de milho o número chegou a 300, entre outros.
 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento do Agronegócio



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub