WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

22/02/2010 - Hortículas desidratadas complementam ofertas do banco de alimentos

Instalada em Uberaba em 2006, nas dependências da Ceasa, a unidade fabril para o processamento e desidratação de hortaliças funciona em convênio entre a Prefeitura e o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), órgão ligado ao governo estadual.

A fábrica produz complemento alimentar a partir de excedentes de legumes e cereais obtidos em doações junto à produtores rurais.

Pelo convênio, a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Aquicultura, Pesca e Abastecimento (Sagri), angaria os produtores “in natura” e os coloca na fábrica, fornecendo também a energia elétrica utilizada no processamento dos alimentos.

O Servas entra na parceria com técnico nutricionista, engenheiro de alimentos, equipe de trabalhadores, máquinas, equipamentos e vasilhames para envasamento do alimento.

De acordo com o titular da Sagri, José Humberto Guimarães, a fábrica trabalha com equipamentos que descascam, fatiam e desidratam os alimentos, misturando-os a outros componentes, enriquecendo-os com farinha de soja e macarrão que resultam em uma multimistura alimentar funcional.

“O produto final, denominada Vita Vida é processado sob rígidos padrões, observados por profissionais de engenharia de alimentos e de nutrição, responsáveis pela determinação dos níveis de qualidade dos processos, desde a matéria prima até o transporte do produto”, explica o secretário.

Ainda segundo ele, a partilha dos produtos processados é feita na proporção de 30% para a Prefeitura de Uberaba e 70% para o Servas, sendo que a cota da PMU é colocada no Banco de Alimentos para distribuição a instituições de assistência social, credenciadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds).

Na opinião de Guimarães, a parceria, que foi aprimorada, tem sido de grande utilidade dentro dos programas do Banco de Alimentos, para o atendimento de inúmeras pessoas carentes assistidas por instituições do município ali registradas de conformidade com as leis que respaldam as doações.

“Uma das vantagens dos produtos desidratados é a de contarmos com alimentos comprovadamente saudáveis para complementação da oferta do Banco de Alimentos em épocas de falta de produtos “in natura” que normalmente coletamos”, ressalta o titular da Sagri.

Desde a instalação da unidade de fabricação do Vita Vida, a Sagri já entregou mais de 122 mil quilos de alimentos sendo que em 2006 foram entregues 25.037 quilos. Em 2007 foram 47.040 quilos de produtos. Em 2008 o volume de produtos entregue caiu para 9.385 em função de problemas operacionais na unidade. Mas em 2009 o volume cresceu passando para 41.011 quilos.
 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar