WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

10/02/2010 - Produção de minhocas e húmus tem espaço para crescimento em Uberaba

A minhoca é uma fonte de carne (proteína) barata para a alimentação de pequenos animais, como aves, peixes, rãs e camarão de água doce, entre outros.

Mas é na produção de húmus, o esterco de minhoca ou vermicomposto (terra vegetal), que esta atividade vem crescendo, significamente, fornecendo substrato para jardinagem, floricultura, paisagismo e agricultura em geral.

Segundo o titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Aquicultura, Pesca e Abastecimento (Sagri), José Humberto Guimarães, o investimento para sua implantação e manutenção é de baixo custo e, este fator, tem levado muitos empreendedores a adotá-la como diversificação de suas atividades e como fonte de matéria orgânica, especialmente para a horticultura.

A criação é feita em pequenos espaços, modulados em canteiros de um metro de largura, 0,40 centímetros de altura por 10 ou 15 metros de comprimento.

Para o carregamento do canteiro, usa-se o esterco animal curtido, lixo domiciliar ou outra fonte de matéria orgânica em decomposição que, além de servirem como um ambiente natural para as minhocas, também se usa na sua alimentação. Para tanto, o esterco de gado, o mais utilizado, deve ser fermentado compostado.

A espécie de minhoca mais utilizada é a “verdadeira” Califórnia (Califórnia-red). As matrizes podem ser adquiridas com os criadores que as comercializam tendo, geralmente, como base de venda o litro de minhocas (mais ou menos 1.500 unidades), cujo preço varia de acordo com a região.

Com boa tecnologia é possível colher entre três a quatro quilos de minhoca por mês e mais ou menos 150 quilos por metro quadrado de canteiro (40 a 50% de umidade) de húmus.

De acordo com o secretário de Agricultura, em Uberaba, no Recreio dos Bandeirantes, já funciona uma minhocultura de porte médio, com fins comerciais.

O proprietário, Ricardo Francisco Pacheco, utiliza 250 m² com 14 canteiros, produzindo cerca de 5/6 toneladas de húmus por mês. Além disso, ele produz também terra vegetal e comercializa minhocas Califórnia Vermelha, a R$ 15,00 o litro.

“A Secretaria de Agricultura está difundindo a prática de minhocultura entre pequenos e micro produtores, especialmente para os que têm facilidade para a obtenção de esterco bovino”, informa Guimarães.

Os interessados devem procurar diretamente o titular da Sagri que o encaminhará à minhocultura em funcionamento para que sejam conhecidos os meios de produção do húmus.

“A cultura tem grande espaço para expansão em Uberaba, principalmente pelo volume de esterco gerado pela pecuária leiteira explorada em semi confinamento”, explica o secretário.
 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar