WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

08/02/2010 - Sagri abre vagas para produtores em seus feirões

Produtores de alimentos, artesãos, pequenos comerciantes e prestadores de serviços têm a partir de agora mais espaços para comercializarem seus produtos.

É que a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Aquicultura, Pesca e Abastecimento (Sagri) abriu vagas nos feirões que são realizados no bairro Abadia, aos domingos pela manhã e no Parque das Américas, nas noites de quarta-feira.

O titular da Sagri, José Humberto Guimarães, explica que os feirões são eventos nos quais o comerciante ou empreendedor pode frequentar, esporadicamente, sem o compromisso da regularidade que feirantes convencionais têm em acompanhar as demais feiras durante toda a semana.

“O espaço é aberto a todo cidadão que, em algum momento, está produzindo algo ou tem disponibilidade de materiais os quais deseja comercializar de maneira ágil e desburocratizada”, diz o secretário, destacando que os feirões têm grande movimento de público justamente por existir grande oferta de mercadorias.

De acordo com Guimarães, no feirão do bairro Abadia, por exemplo, que existe há mais de 25 anos, são encontrados os mais variados tipos de produtos alimentícios até aqueles típicos de cardápios regionais como é o caso do feijão de corda, da fava, da carne de sol e da manteiga de garrafa, específicos da culinária nordestina.

Ele ressalta que os feirões também são muito procurados por apreciadores de pamonhas, pasteis, doces e queijos artesanais. Hortaliças, legumes, frutas, carne de porco, linguiças, requeijões, frangos e ovos caipiras são outros alimentos que atraem grande público. Os peixes de água doce, como mandis, piaparas, cascudos, tilápias, entre outros pescados aqui no rio Grande têm clientela cativa.

“O diferencial dos feirões é a sua diversidade de produtos, objetos, materiais e serviços que ali são ofertados”, acredita Guimarães.

Além disso, ao lado do segmento alimentar, o maior e o mais importante, os consumidores encontram flores, artigos para jardinagem, objetos de adorno e decoração, bijuterias, roupas e calçados populares e ainda serviços como os de relojoaria e consertos de panelas.

“Com o público comprador aumentando a cada dia, a Sagri está buscando mais produtores de alimentos “in natura” ou processados, artesãos, pequenos comerciantes e prestadores de serviços para participarem dos feirões atuais”, explica o titular da Secretaria.

De acordo com ele a taxa de participação do empreendedor é pequena e depende tanto dos artigos que serão comercializados quanto da área que será ocupada.

Os interessados podem procurar a Sagri, localizada no Centro Administrativo.

Confira os valores dos alvarás para os feirões:

VALOR DOS ALVARÁS PARA OS FEIRÕES

ÁREA(M²)

HORTIGRANJEIRO

PRODUTOS INDUST.

ATACADISTAS DE OUTROS MUNICIPIOS

OUTROS COMERCIOS

Até 2m²

1,25%

2,00%

8,50%

1,25%

De 2,1 a 5m²

3,50%

4,50%

25,00%

4,50%

De 5,1 a 10 m²

7,00%

8,50%

42,00%

8,50%

De 10,1 a 15 m²

8,50%

12,50%

70,00%

12,50%

De 15,1 a 20m²

17,00%

21,00%

100,00%

21,00%

Acima de 20m² Será Cobrado por metro quadrado

1,25%

2,00%

Não permitido

2,00%

 

 

 

 

 

 

Valor da UFM =

R$ 150,00

 

 

 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar