WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

04/02/2010 - Sagri e Emater fomentam plantio de milho em Uberaba

O município de Uberaba é um dos principais produtores de milho do país. Em 2006 ocupava a terceira posição no ranking das maiores safras e, segundo o IBGE, continua mantendo destaque nacional neste setor.

De acordo com o secretário de Agricultura, José Humberto Guimarães, o milho no município era tradicionalmente plantado em áreas de fertilidade natural, especialmente nas glebas marginais aos rios e riachos e ocupava pequena área. A lavoura do cereal se expandiu a partir do final dos anos 80, com da introdução, em grande escala, da lavoura de soja nas terras de cerrado e de chapadões. Segundo José Humberto, por ser a soja uma leguminosa, é necessária rotação entre estas culturas.

Na atualidade o município conta com cerca de 90 mil hectares de soja e 60 mil de milho. A soja é cultivada por médios e grandes lavouristas e o milho por produtores de todos os portes.

No sentido de envolver um número maior de agricultores com o plantio racional de milho, especialmente dos pequenos produtores, é que a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SAGRI, juntamente com a EMATER, promove o fomento da cultura no município. Os objetivos são os de proporcionar fartura nas propriedades rurais, já que o milho presta-se à alimentação humana e animal, e ainda, o de promover a renovação de pastagens de maneira econômica, semeando capim na palhada da lavoura.

Para viabilizar o programa, que na safra 2009/2010 está reunindo cerca de 300 produtores com uma área plantada de 700 hectares, a Secretaria de Agricultura participa com preparo do solo de parte das glebas e a Emater com sementes e assessoria técnica.
 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar