WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

02/02/2010 - Safra de cenoura este ano em Uberaba pode chegar a 36 mil toneladas

Planas e a mil metros de altitude, as terras dos chapadões do município de Uberaba têm aptidão não somente para lavouras de soja, milho, algodão e trigo, mas também, de maneira especial, para a produção de cenoura e beterraba.

Isso é o que está indicando a previsão de colheita destas duas culturas para este ano, sendo que para a cenoura estão previstos 600 hectares de plantio e para a beterraba 150 hectares, de acordo com informações do titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Aquicultura, Pesca e Abastecimento (Sagri), José Humberto Guimarães. Para a cenoura a previsão é de uma safra de 36 mil toneladas.

De acordo com ele, a cenoura tem produção média por hectare de 60 toneladas e a beterraba 45 toneladas por hectare.

“Para se ter uma idéia do volume a ser colhido, serão necessárias cerca de 1.700 carretas para o transporte que será distribuído em todo o país e também para o exterior”, diz o secretário.

Essas duas lavouras são cultivadas com modernas tecnologias, entre as quais, se inclui o sistema de irrigação por aspersão efetuada por onze conjuntos tipo pivô central.

Guimarães explica que para a obtenção de safras maiores e produtos de qualidade as lavouras da cenoura e da beterraba, necessariamente, são sucedidas em rotação por culturas de gramíneas, com o milho, o trigo e o milheto.

Ainda segundo explicações do titular da Sagri, a produção e beneficiada – lavada, selecionada e embalada – em unidade de processamento junto às lavouras, nas quais são empregados, diretamente, cerca de trezentos trabalhadores.

“As grandes lavouras destas culturas promovem inúmeros benefícios sócio econômicos para toda a comunidade local, mas em especial o da doação destes produtos que os agricultores fazem, com regularidade, para o Banco de Alimentos”, destaca José Humberto Guimarães.

De acordo com ele, em 2009 o banco recebeu 200 toneladas de cenoura e 12 toneladas de beterraba que foram distribuídas para 300 instituições de assistência social cadastradas no Banco de Alimentos.
 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar