WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

PROCON

19/01/2010 - Dicas do PROCON-Uberaba para economizar nas compras do material escolar

Início do ano e começa a correria dos pais com listas de compras de material escolar por várias livrarias da cidade. O PROCON-Uberaba dá dicas para economizar nas compras de material escolar.

Pesquisar sempre e no maior número de papelarias e livrarias. A realização de orçamento completo da lista de material em várias lojas pode facilitar na hora de escolher o melhor preço com melhores produtos.

Outra recomendação é verificar a possibilidade de reutilizar material do ano letivo anterior. Principalmente livros didáticos, que na maioria dos casos não mudam de ano para ano; outros materiais como estojo para lápis, mochilas escolares e pastas plastificadas com elásticos na maioria das vezes estão em bom estado de conservação; a verificação de material do ano anterior como lápis, lápis colorido, borrachas, pincel atômico e outros itens podem e devem fazer parte da reutilização e sem dúvida vai significar uma grande economia.

Ainda na tentativa de efetuar boas compras com preços acessíveis, é possível reunir um grupo de pais e tentar comprar o material no atacado, trazendo um grande benefício.

Lembrem-se sempre: nas listas solicitadas pelas escolas não devem constar produtos que não sejam para uso específico do aluno ou de caráter estritamente didático e pedagógico como: palitos de picolé, lata e garrafas pets ou garrafas plásticas. O colégio só não pode pedir material de expediente/escritório como: tinta para impressora, papel higiênico, papel A4 ou Ofício para uso da tesouraria e outros.

Estes produtos já estão embutidos nos custos das mensalidades escolares. Caso julgue a lista exagerada, exija da escola que lhe apresente o plano de execução (conteúdo programático) contendo de forma detalhada e com referência a cada unidade de aprendizagem do período letivo, a discriminação dos quantitativos de cada item de material escolar, seguido da descrição da atividade didática para o qual se destina, com seus respectivos objetivos e metodologia aplicada.

Evite levar os filhos na hora da compra. Os estudantes geralmente tendem a desejar produtos de marca e da moda que são bem mais caros. Outro item abordado nas listas é o uniforme escolar. Verifiquem a possibilidade de utilizar o uniforme do ano anterior. Somente escolas que possuem marca registrada poderão exigir que a compra seja feita no próprio estabelecimento ou em locais pré-determinados.

Caso contrário, vale a dica de pesquisar sempre. A Lei 8.907/94 estabelece que as escolas devam adotar critérios para a escolha do uniforme, levando em conta a situação econômica do estudante e de sua família, bem como as condições de clima da localidade em que funciona. Exija sempre a Nota Fiscal descriminada de todo e qualquer produto que comprar. Ela é a garantia em caso de troca, devolução e para reclamar seus direitos.

A pesquisa dos materiais escolares já está disponível no site do PROCON (www.uberaba.mg.gov.br/procon).

 
 
 

Outras Notícias: PROCON



Voltar