WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

03/09/2021 - Produtor da Agricultura Familiar obtém excelente colheita de alho em São Basílio

Com assistência técnica da Secretaria Municipal do Agronegócio (Sagri), pequeno produtor em São Basílio cultiva alho e tem surpresa agradável com a alta produtividade. Num espaço de pouco mais de 120 m², foram colhidos 300 quilos de alho.

Trata-se do produtor Nilso Teodoro da Silva, integrante da Agricultura Familiar e que há quase seis anos toca um sítio em São Basílio. O agricultor começou plantando alface e repolho, porém, desde 2020 migrou para o cultivo de cebola e beterraba. 

Em abril deste ano, orientado por técnicos da Sagri, resolveu experimentar o plantio de alho, com sementes doadas pelo vizinho Paulo Veloso. Em três canteiros, medindo 42 m² cada, ele plantou 30 quilos de alho Ito, uma variedade melhorada pela Embrapa do Rio Grande do Sul. A surpresa, destacou Nilso, veio na última semana de agosto com a colheita de 300 quilos de alho. “Colhi mais do que produtor que planta alho irrigado”, comentou.

Outro fato que chamou a atenção do pequeno agricultor foi o tamanho das cabeças de alho Ito. Ele mostrou na balança que algumas chegaram a pesar até 100 gramas. Com o êxito no experimento, Nilso Teodoro traça agora planos para o futuro e estima plantar em 2022 em torno de 340 quilos de sementes da mesma variedade.

Para o diretor de Produção Agropecuária da Sagri, o agrônomo Raoni Terra, uma série de fatores colaborou para a ótima produtividade alcançada pelo senhor Nilso, como semente, clima e os tratos. Ele entende, no entanto, que o principal fator foi a altitude que em São Basílio oscila entre 1.000 e 1.100 metros do nível do mar, provocando queda na temperatura, o que contribui para o cultivo do alho. 

O agrônomo acredita que o sucesso obtido por Nilso pode levar outros pequenos produtores a optarem por lavouras de alho, tornando a comunidade referência na produção deste bulbo. Raoni defende o vegetal no sentido de agregar nova fonte de renda familiar. “Porém, é fundamental que os agricultores de São Basílio continuem plantando culturas diversas”, alertou.

Nilso Silva segue comercializando a sua atual produção de alho. Diante da grande procura e qualidade do produto, o agricultor está vendendo o alho a R$25 o quilo.

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar