WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

04/08/2021 - Governo Municipal recebe presidente da AbraPPitaia

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, reuniu-se, nesta terça-feira (3), com o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Pitaia (AbraPPitaia), Sebastião Pinto de Almeida Neto. O titular da Secretaria do Agronegócio (Sagri), José Geraldo Borges Celani, acompanhou a reunião.

O presidente da Associação, sediada em Uberaba, reiterou a solicitação de apoio para tornar o Município referência na produção e comercialização da fruta e apresentou à prefeita projetos para popularizar a "fruta do dragão", que apontou como produto de alto valor agregado e nutricional. 

Uma das propostas da AbraPPitaia é desenvolver um projeto piloto em instituições municipais de ensino, onde os alunos cultivariam e teriam acesso ao alimento. Outra sugestão é o cultivo de várias espécies de pitaia no Horto Municipal. "Entendo que nós teremos, de fato, um apoio importante da Prefeitura. E nós viemos em busca disso", afirmou Sebastião.

O presidente aproveitou a oportunidade para reforçar o convite à prefeita para o lançamento do banco de germoplasma da fruta em Uberaba, em parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). O evento está marcado para o dia 18 de agosto.

Elisa garantiu o auxílio do Município à Associação e colocou as secretarias à disposição para avançar nas demandas. "Sabemos do potencial dessa fruta, de alto valor no mercado, e faremos o que estiver ao nosso alcance para incentivarmos o cultivo da pitaia em Uberaba, especialmente junto aos nossos pequenos produtores", enfatizou a prefeita.  A Secretaria do Agronegócio já tem auxiliado a Associação em questões jurídicas.

Na reunião, estiveram presentes ainda o chefe do Departamento de Produção Agropecuária da Sagri, Raoni Terra, e o assessor de Assuntos Regionais da Chefia de Gabinete (Chegab), Caio Presotto.

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar