WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

28/05/2021 - Sagri e Sedec recebem consultor para explanar sobre agroindústria

A Secretaria do Agronegócio (Sagri) promoveu, nesta quinta-feira (27), um encontro com o economista e consultor de investimentos Eudecio Casasanta Pereira para tratar de piscicultura e assuntos relacionados com o desenvolvimento do setor, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “A presença abriu novos horizontes, já que além do tema proposto também trouxe uma série de sugestões e dados muito relevantes sobre as possibilidades de negócios na nossa região”, disse o titular da Sagri, José Geraldo Celani.

Eudecio é, entre outras coisas, autor e coordenador do Projeto do Complexo de Piscicultura Industrial do Triângulo Mineiro. Em sua apresentação trouxe sugestões para a expansão da agroindústria de Uberaba, como polo regional. São diversas as possibilidades, salientou, nas áreas de grãos, piscicultura, rações, dentre outras. “Trouxe informações recentes para que as duas secretarias possam agilizar projetos de atração de investimentos para o Município”, apontou.

De acordo com ele, “existem grandes desafios como a viabilização da planta de amônia, para vinda do gás natural para servir à agroindústria, por exemplo. Também o aeroporto internacional de cargas, ao lado do terminal rodoferroviário, que foi implantado aqui”. 

E ainda, de acordo com Eudecio, não menos importante, em sua concepção, é a viabilização de uma indústria de processamento de carne, para aproveitar produtos de outros frigoríficos da região para serem exportados para a Europa e Oriente Médio.

O secretário do Agronegócio lembrou que no Plano do Governo Municipal, consta a implantação de abatedouro de peixes. “Existem duas vertentes para trabalhar, sendo uma produção maior envolvendo outras cidades, bem como a criação de uma cooperativa de pequenos produtores com tanques escavados”, disse.

Dentro dessa perspectiva de uma possível regionalização, a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), representada pela secretária executiva Vanessa Silva Faria, também participou do encontro. Nesse caso, seriam utilizados os chamados tanques-redes, utilizando a água do rio Grande e os diversos lagos.   

Tendo considerado o encontro muito produtivo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, disse que as propostas serão analisadas e, posteriormente, novos contatos serão agendados com o consultor para aprofundamento das pautas.

 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar