WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

20/05/2021 - Agronegócio e Emater vão beneficiar pequenos produtores com sementes de milho

A Secretaria Municipal do Agronegócio e a Emater Uberaba farão, no segundo semestre deste ano, distribuição de sementes de milho para mais de 200 pequenos produtores no Município. Este fomento para a Agricultura Familiar será possível graças à emenda parlamentar de autoria do deputado federal Zé Silva, do partido Solidariedade.

De acordo com Wilson Marajó Fernandes, gerente Regional da Emater, Uberaba será beneficiada com 300 sacas de sementes de milho, 10 quilos cada, específicas para plantio. Ele salientou que o cereal está previsto para chegar na primeira semana de julho, fruto do convênio 897162 de 2019 com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a partir de recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado Zé Silva.

Wilson explicou que coube à Emater-MG fazer o pregão eletrônico e proceder à compra das sementes de milho para vários municípios de Minas indicados pelo parlamentar, em se tratando de emenda impositiva. Caberá à Unidade de Uberaba, informou, apontar o local do armazenamento das 300 sacas do produto, até a sua distribuição a partir de setembro, com a chegada do período chuvoso. O gerente ressaltou ainda que compete também à Emater, junto à Secretaria Municipal do Agronegócio, promover a seleção dos pequenos produtores ao projeto, inclusive, com a participação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), realizar a distribuição das sementes e dar a devida assistência técnica aos contemplados.

O secretário do Agronegócio, José Geraldo Celani, faz questão de enaltecer a iniciativa do deputado Zé Silva, fundamental no sentido de fomentar e incentivar o pequeno produtor. Segundo ele, a expectativa, diante da significativa quantidade de sementes destinadas para Uberaba, é de beneficiar mais de 200 produtores da Agricultura Familiar no Município. “Pequenos agricultores que são a prioridade do governo Elisa Araújo, criando, assim, com as lavouras de milho, meios para que possam alimentar os seus animais e investir na própria propriedade”, enfatizou, informando que a nota de recebimento das 300 sacas de milho caberá à Secretaria Municipal do Agronegócio, como órgão beneficiado pelo convênio do Ministério da Agricultura.

Celani informou que com duas sacas de milho, totalizando 20 quilos de sementes, o pequeno produtor irá plantar um hectare de lavoura. O secretário recordou que na última safra de verão (2020/2021), a produtividade do milho, em média, chegou a 9 mil quilos por hectare no Município.
 

 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar