WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

28/04/2021 - Sagri passa a recolher por GAM prestação de serviços com tratores

Para tornar ainda mais transparente a prestação de serviços com tratores e máquinas agrícolas, a Secretaria Municipal do Agronegócio (Sagri) lançou, agora em abril, o recolhimento do valor das horas trabalhadas através da Guia de Arrecadação Municipal (GAM).

Como explicou o secretário do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani, a prestação deste serviço pelo Fundo Municipal de Máquinas (Fundomaq) continua como antes, com o produtor se cadastrando junto à Sagri. “No entanto, desde a segunda quinzena deste mês, mudou a forma de pagamento. Agora, o produtor não repassa mais o dinheiro para a Secretaria do Agronegócio. Na nova sistemática, assim que o serviço é autorizado, o produtor recebe uma guia de arrecadação entregue pela secretaria e vai até uma agência do Banco do Brasil e deposita o valor das horas a serem trabalhadas em conta específica para o programa. Posteriormente, terá que devolver uma das vias para a Sagri comprovando a quitação”, relatou.

A medida, salienta Celani, visa dar ainda mais transparência aos serviços com tratores e máquinas agrícolas prestados pela Secretaria do Agronegócio aos pequenos produtores. “Também implica em mais segurança ao solicitante, que passa a ter um documento bancário de quitação do serviço executado em sua propriedade”, destacou.

Desde o começo da administração da prefeita Elisa Araújo, o novo titular da Sagri fez questão de retornar este serviço de empréstimo de tratores para o Departamento de Produção Agropecuária, por entender que os técnicos desta área lidam mais diretamente com os produtores rurais. Antes, o Fundomaq estava sob responsabilidade do Departamento de Manutenção de Estradas.  

De acordo com o diretor de Produção Agropecuária da Sagri, Raoni Terra, os serviços são oferecidos aos produtores de forma geral, mas com prioridade para os pequenos. “Os trabalhos incluem preparo de solo com aração, gradagem e sulcador, encanteiramento, adubação, plantio de pastagem e compactação de silagem. Atualmente, pelo empréstimo do trator menor, o produtor paga R$50 a hora trabalhada e, pelo trator maior, R$75 a hora de serviço”, informou Raoni, acentuando que este valor é menos da metade do cobrado pelo mercado.

No momento, a Secretaria do Agronegócio conta com 10 tratores para realização destes serviços. “Mas ainda nesta semana, um minitrator, da marca Budny 2540, passará a integrar a frota. A aquisição é resultado de convênio com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), sendo o minitrator específico para serviços de formação de canteiros em hortaliças”, destacou Raoni Terra. 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar