WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

14/04/2021 - Sagri trabalha instalação de queijaria na Mata da Vida

Ainda neste ano a Comunidade da Mata da Vida, situada à margem direita da Ligação 798 (sentido Nova Ponte), ganhará uma queijaria. A conquista é um trabalho conjunto da Secretaria Municipal do Agronegócio (Sagri), Associação dos Produtores Rurais da Mata da Vida e do deputado federal Franco Cartafina, autor de emenda para a compra de equipamentos.

Nesta semana, o secretário do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani, esteve visitando as obras complementares da futura queijaria. Ele lembrou que em 2011, numa parceria entre a Prefeitura de Uberaba e Associação de Produtores, foi construído um galpão na Mata da Vida com intuito de abrigar tal investimento. Porém, agora, com a liberação da emenda parlamentar, no valor de R$100 mil, pelo deputado Franco Cartafina, para aquisição de equipamentos visando pôr a fábrica em operação, Celani salientou que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fez algumas exigências, como cláusulas suspensivas ao repasse do recurso, sendo, uma delas, a ampliação do prédio em pelo menos mais 20%.

De acordo com o secretário, a obra está em fase de respaldo das paredes. “O serviço, a cargo da Associação dos Produtores da Mata da Vida, presidida por Marcos Fernandes Prata, consta da construção de um cômodo, anexo ao prédio da queijaria. Ampliação que possibilitará à mini-indústria receber todos os equipamentos e, com isto, atender exigência do Ministério da Agricultura”, observou.  

O dirigente da Associação, Marcos Prata, ressaltou que os materiais e mão de obra estão sendo bancados por produtores associados, sendo que a meta é concluir o serviço o mais breve possível. “A nossa vontade é de transformar em realidade, o quanto antes, este sonho de ter uma queijaria na Mata da Vida. Somos gratos ao deputado Franco por cumprir proposta de campanha e à Secretaria do Agronegócio por viabilizar o nosso empreendimento. A princípio, a ideia é trabalhar com o queijo pasteurizado, podendo estender para manteiga e iogurte”, observou ele, ressaltando que o produto receberá o nome Mata da Vida, decisão tomada pela maioria dos 20 produtores de leite que integram a instituição comunitária.

Após a conclusão da obra, complementa Celani, será possível cumprir uma segunda cláusula imposta pelo Ministério, de que a fábrica disponha do Serviço de Inspeção Municipal  (SIM). “Oportunamente, técnicos da Sagri farão devida fiscalização às instalações, comprovando o cumprimento de exigências para liberação do referido documento à Associação”, disse.

Para o secretário do Agronegócio, o empreendimento na Mata da Vida segue os moldes do abatedouro de aves em São Basílio. “Detectamos a aptidão da região, no caso uma bacia leiteira, elaboramos o projeto e fomos atrás de recursos. Agora, com a emenda do deputado Franco Cartafina e a determinação da prefeita Elisa Araújo em dar todo apoio possível às comunidades rurais, a proposta tende-se a concretizar, ainda mais diante do comprometimento dos diretores da Associação de Produtores da Mata da Vida”, relatou. Será mais um produto do nosso Município, frisou Celani, que ganhará espaço no mercado nacional com a qualidade e procedência do nome Uberaba.

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar