WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

25/03/2021 - Agronegócio beneficia pequenos produtores com preparo de solo e plantio

Através da Patrulha Mecanizada Rural, somente nestes três primeiros meses de 2021 a Secretaria Municipal do Agronegócio (Sagri) já executou cerca de 470 horas de preparo de solo, beneficiando, principalmente, os pequenos produtores.

Os serviços são coordenados pelo Departamento de Produção Agropecuária da Sagri. Segundo o diretor da Pasta, Raoni Terra, de 4 de janeiro até 24 de março, já são 469 horas trabalhadas com os nove tratores da Patrulha Rural. Ele relatou que os serviços incluem o preparo de solo em geral, seja com arados, grades, sulcadores, assim como com distribuidores de calcário, adubo e sementes.

O agrônomo ressaltou também que entre estas horas trabalhadas há muitos serviços com máquinas de montar canteiros, visto que muitos produtores cultivam hortifrutigranjeiros. “Há também serviços de roçados em pastagens e, ainda, trabalho só com o trator para compactação da silagem”, observou.

De acordo com dados da Secretaria do Agronegócio, neste curto período, 47 produtores já foram beneficiados com esses serviços. A maioria, composta por pequenos produtores integrantes da Agricultura Familiar. Ele lembrou que o interessado deve procurar a Secretaria, por telefone mesmo, em função da pandemia, para fazer o cadastro e agendar a prestação de serviço em sua propriedade. Oportunamente, salientou o diretor, o agricultor deverá efetuar contribuição que varia de acordo com a potência do trator, atualmente no valor de R$50 a hora trabalhada do trator menor e R$75, a máquina maior.

O diretor de Produção Agropecuária ressaltou que o programa é uma forma encontrada pelo Governo Municipal para ajudar aquele pequeno agricultor que não tem o equipamento e que também não conseguiria alugar de particular, pois oneraria sobremaneira. “Assim, o produtor entra com uma reduzida parcela, suficiente apenas para o combustível, e a Prefeitura, com a máquina, operador, transporte e manutenção, fomenta o agro entre os pequenos no Município", frisou Raoni.

O diretor da Sagri informou que, em breve, mais dois tratores serão oferecidos também aos produtores para este tipo de trabalho. “Eles estão em fase final de manutenção. Já outros sete tratores, sem condições de uso, tiveram suas avarias orçadas e esperam dotação para execução dos reparos", salientou o agrônomo, esperançoso de poder contar com toda frota (18 tratores) em operação.

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar