WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

20/01/2021 - Sagri assiste criadores de frango caipira em São Basílio

O Miniabatedouro de Aves localizado na comunidade rural de São Basílio tem abatido uma média de 300 frangos caipira por semana. Os trabalhos de criação e abate contam com a parceria da Secretaria Municipal do Agronegócio.

Criado, construído e equipado pela Sagri, através de emenda parlamentar do então deputado federal Adelmo Carneiro Leão, o abatedouro entrou em operação no começo de 2019. No ano passado, a gestão, que inicialmente era compartilhada com a Prefeitura, passou a ser comandada, exclusivamente, pela direção da Associação dos Produtores de São Basílio. Fato documentado por lei aprovada pelo Poder Legislativo.

De acordo com o veterinário Giovane Tonelli, da Secretaria do Agronegócio, atualmente o miniabatedouro tem feito dois abates por semana, com média diária de 150 frangos abatidos e empacotados. Produção, salienta ele, dos seis criadores que restaram. “É que, em 2020, diante da pandemia, metade deles desistiu ou preferiu dar um tempo na criação de frango caipira”, esclareceu.

A unidade produz o frango caipira São Basílio. “O produto é comercializado por açougues, varejões e supermercados de Uberaba”, relata o veterinário, lembrando que o frango caipira chegou a ser vendido em algumas feiras livres da nossa cidade, porém a ação foi suspensa também em decorrência da pandemia da Covid-19.

Giovane enfatiza que a função, agora, tem sido prestar assistência técnica aos criadores de frango a pasto na comunidade de São Basílio, bem como a inspeção, através do SIM – Sistema de Inspeção Municipal, no abate de aves pela unidade.

Mas o secretário do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani, frisa que a Sagri pretende continuar dando todo apoio possível à Associação dos Produtores de São Basílio na condução do abatedouro. “Através de parceiros, como Senar e Sebrae, queremos auxiliá-los na gestão e comercialização dos produtos, assim como trabalhar a modernização da unidade, sempre que necessário,” salienta Celani, demonstrando esperança com a volta dos antigos criadores tão logo amenize a pandemia, sobretudo com o start dado ao processo de vacinação da população.


Jorn. Rubério Santos

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar