WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODIUB

18/11/2020 - Reunião com lideranças rurais trata sobre tecnologia e conectividade no campo

Lideranças do setor agropecuário de Uberaba se reuniram na manhã desta quarta-feira (18), na sede do Sindicato Rural de Uberaba com o prefeito Paulo Piau, o presidente da Codiub – Inteligência Digital, Denis Silva de Oliveira, o vice-presidente, Luiz Eduardo Peppe, o secretário executivo do Conselho de Segurança Pública, o Capitão Roberto Alves de Oliveira, o secretário de Desenvolvimento do Agronegócio, Luiz Carlos Fernandes Saad, para discussão sobre tecnologia e conectividade no campo.

Na ocasião, a presidência da Codiub – Inteligência Digital apresentou detalhes do georreferenciamento rural, do Cidade Vigiada e como esses sistemas podem beneficiar o setor. 

“Nós não acreditamos em uma cidade inteligente que não está conectada. Então, nós fizemos o georreferenciamento rural, o Cidade Vigiada e tudo isso precisa estar integrado. Tivemos total apoio do Sindicato Rural e vamos avançar trabalhando até o último dia como se fosse o primeiro”, afirmou o presidente da Codiub – Inteligência Digital, Denis Silva de Oliveira.

O secretário executivo do Conselho de Segurança Pública, Capitão Roberto Alves de Oliveira, mostrou quais as funcionalidades que o algoritmo de inteligência do programa Cidade Vigiada permite e destacou a importância do trabalho integrado das forças de segurança pública, entidades e o município. 

“A população ganha um presente modular, um gigante que está bebê e ainda tem muito que oferecer para a cidade de Uberaba”, disse.

O prefeito Paulo Piau defendeu o engajamento dos produtores rurais com o município para desenvolver sistemas integrados para levar dados e novas tecnologias ao campo.

“Todos ansiosos por mais segurança e conectividade. Agricultura 4.0, agricultura de precisão não se faz sem internet e até em Uberaba, que está no miolo do setor produtivo tem deficiência, então, em parceria nós vamos buscar resolver esse problema”.

O presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Gilberto de Oliveira Dias, reforçou o interesse da entidade de engajar em projetos que resultem em mais conectividade na zona rural.

“A minha preocupação é para que isso tenha continuidade na próxima gestão. Nós estamos com projetos que não podem ficar parados, devem ser acelerados e, para isso, tem que ter cobrança, nós vamos atrás do sucessor para que dê continuidade”, afirmou.

Também participaram da reunião, diretores do Sindicato Rural de Uberaba, representantes da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Associação dos Criadores de Girolando, Certrim, Emater, Laticínios Taquari, Usina Uberaba, Usina Vale do Tijuco, JBS Seara, Conselho de Segurança Rural, Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável e Horgrava.

Georreferenciamento rural. Toda a parte de mapeamento aéreo, plano altímetro, modelo digital de terreno e superfície, implantação do sistema para inserção dos dados foi concluída. O projeto está em fase de criação de mapas temáticos e segue para fase de levantamento de dados em campo. Trata-se de um raio X de todas as propriedades rurais do município.


Quando concluído, o GeoRural poderá fornecer dados para subsidiar políticas públicas para o setor, agilizando na tomada de decisões, apontando localização de fácil acesso para a Patrulha Rural, contribuindo para melhor gestão das estradas rurais, por exemplo.

 

Jorn. Marília Mayer
Comunicação Codiub – Inteligência Digital

 
 
 

Outras Notícias: CODIUB



Voltar