WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

23/10/2020 - Comitê flexibiliza funcionamento do comércio e libera mesas nas feiras livres

O Comitê Técnico Científico de Enfrentamento à Covid-19 decidiu aumentar a flexibilização no comércio, especialmente no que refere ao horário de funcionamento e abertura dos estabelecimentos aos domingos.  De acordo com seu presidente, o prefeito Paulo Piau, foram analisadas algumas restrições que ainda existem e, tendo em vista os índices de Uberaba estarem sob controle, perderam o sentido nesse momento.

Entre as novas permissões do Comitê está a abertura de shoppings centers, lojas de departamentos e galerias que passam a funcionar todos os dias, inclusive aos domingos, das 10 às 22 horas. Conforme o prefeito “não se trata de abertura de qualquer maneira, mas com segurança”. Ele ressalta ser “da responsabilidade dos dirigentes desses estabelecimentos o cumprimento de todos os protocolos necessários contra a disseminação do coronavírus, respeitando a legislação em vigor”.

A republicação do Decreto 6.105/20 na edição 1.876 do Porta Voz desta sexta-feira traz ainda a permissão para o comércio funcionar aos domingos. Estabelecimentos comerciais que não prestam serviço essencial poderão ficar abertos todos os dias da semana das 8 às 19 horas. Dessa forma, lojas que tradicionalmente abrem durante todo o final de semana, estarão liberadas, desde que cumpram as regras sanitárias estabelecidas pela legislação. 

Ficou decidido pelo Comitê a abertura de playgrounds em espaços privados, como condomínios. Liberados, ainda, o trenzinho e os carros de sonorização. Já quanto à reabertura das escolas, até agora, 18 estabelecimentos de ensino superior, médio e fundamental solicitaram a volta, sendo que algumas já estão funcionando a partir dessa semana.

O secretário de Saúde, Iraci Neto destacou que o Comitê vai fazer uma avaliação mais fina para que, dentro do cronograma estabelecido pelo Decreto 6.105, a partir de 16 de novembro haja revisão com regras mais genéricas. “Desse modo, poderemos disponibilizar a população uma análise macro dentro de uma nova regulamentação, por decreto geral e portarias específicas”, disse. 

“Estamos por enquanto, permitindo o funcionamento de algumas atividades que ainda não haviam sido liberadas, sempre em equilíbrio com as medidas de biossegurança, sanitárias, de higiene e limpeza pessoal, coletiva e dos espaços, uso obrigatório de máscara, etc”, avaliou o titular da Pasta.

O prefeito também comentou a elaboração de novo protocolo, mais globalizado, restringindo somente as atividades que causam aglomeração, como grandes eventos esportivos e culturais que continuam proibidos.  “Vamos dar um passo muito grande, sem perder de vista o controle da disseminação da Covid-19”, salientou.

O Comitê deverá se reunir com representantes de diversos segmentos na próxima semana para chamá-los à responsabilidade de manter as medidas sanitárias para que não haja retrocesso nessa flexibilização. De acordo com Piau, haverá conversa “franca e aberta, dando um recado para esse pessoal sobre a necessidade de engajamento de cada um para manter essa abertura dos estabelecimentos, seguindo as medidas de prevenção, higiene, limpeza e distanciamento”, concluiu. 

Feiras Livres - Outra flexibilização pontual em atenção a solicitações da Associação dos Feirantes de Uberaba é a permissão para disponibilização de mesas, bancos e cadeiras nas feiras livres que acontecem de segunda a sábado. Essa permissão também vale para as feiras gastronômicas, que já mantinham essa prática. No entanto, essa regra não vale para a Feira da Abadia, onde continua proibido o consumo de alimentos no local.

De acordo com o secretário municipal do Agronegócio, Luís Carlos Saad os feirantes deverão manter o regramento de distância entre as mesas, de acordo com o estabelecido no protocolo sugerido por eles, bem como todas as medidas sanitárias. “Isso trará conforto maior ao cidadão. Mas é preciso que a comunidade entenda que as pessoas precisam se cuidar, pois o feirante tem feito a parte dele e cumprido as regras”, disse.

 

Jorn. Maria Cândida Sampaio

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar