WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODIUB

04/06/2020 - Jogos Escolares 2020 terão torneio de games

Codiub e Funel traçam estratégia para jogos online

 

A Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) em parceria com a Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel) lança o calendário E-Sports. Será a primeira competição de esporte eletrônico de Uberaba e acontecerá de forma online e presencial. O objetivo do projeto é integrar os jogos eletrônicos como parte do calendário de esportes, ressaltando a importância da virtualização esportiva para a melhoria da capacidade intelectual, fortalecimento do raciocínio e habilidade motora.

De acordo com o presidente da Codiub, jornalista Denis Silva, a possibilidade da realização dos jogos online estava sendo discutida desde o ano passado, porém “a pandemia acelerou o processo, visto a necessidade de um pensamento diferente e disruptivo”. “Acho fundamental pela questão da inclusão, da interatividade, do ensinamento. Quem joga sabe o quanto se aprende em todas as áreas, pelo conteúdo dos jogos e pela concentração e habilidade que se precisa ter, enfim, é o novo normal. Então, nós juntamos as pontas neste momento. A Funel com toda a capacidade de organização de esporte e a nossa capacidade tecnológica”, afirma Denis.

As competições serão realizadas na plataforma E-Sports da VemX1, desenvolvida por três servidores da Codiub: Marcus Vinicius Takahashi, Mario Sakamoto, analistas de sistemas, e Victor Hugo Leandro de Luiz, desenvolvedor front end. A ferramenta foi selecionada para o programa de Pré aceleração do Sebrae e vencedora do Agita Sebrae 2019. Em 2020 foi selecionada para a incubadora Unitecne da Universidade de Uberaba (Uniube). A plataforma conecta jogadores do E-sports para a formação de times e criação de torneios. A proposta da VemX1 é fomentar a ampliação de torneios do E-sports amador.

Calendário. A previsão é que em julho aconteça competição piloto para testar as plataformas de transmissão. Depois, serão abertas ao público inscrições para os jogos “League of Legends - LOL” e “Fifa”.  Porém, o grande foco serão os Jogos Escolares de Uberaba online, em setembro. O E-Sports incluirá mais dois jogos não-presenciais, Fortnite e basquete NBA.

A intenção do ex-presidente e assessor especial da Prefeitura, Luiz Alberto Medina, é apresentar projetos governamentais com vistas a recursos de emendas parlamentares ou Parcerias Público Privadas (PPP). Ele afirma que o projeto é forma de unir a técnica esportiva com os recursos de inteligência digital disponíveis.

“Pensamos em montar um estúdio para que tenhamos autonomia das ações e eventos, com participação do público da região. Para isso dependemos de orçamento e de incentivos financeiros. Esperamos conseguir parceiros para emendas parlamentares e da iniciativa privada”, afirmou.

Jorn. Marília Mayer - Assessoria de Imprensa - Codiub 

 
 
 

Outras Notícias: CODIUB



Voltar