WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

20/03/2020 - Iniciativa da Prefeitura garante armazenagem de grãos com parceria entre Certrim e Conab

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri) intermediou parceria entre a Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro (Certrim) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para garantir a armazenagem de toda a safra restante de grãos produzida na região, já que devido às consequências do Coronavirus os armazéns estão cheios. A conquista foi consolidada em reunião nesta sexta-feira (20) entre as entidades envolvidas, a Prefeitura e o deputado federal Franco Cartafina, que deu apoio nas questões burocráticas de âmbito federal.

A notícia é de extrema relevância segundo declarou o titular da Sagri, Luiz Carlos Saad. Ele explica que a safra de verão teve atraso nas colheitas, em função das chuvas de janeiro e fevereiro, mas que a qualidade da produção está positiva e com menos perdas do que as estimadas pelos produtores. Neste intervalo, em função do Coronavírus e da retração do mercado, houve também retração de vendas, compras de insumos para safrinha e outros aspectos referentes ao segmento.

“A soja é difícil de ficar muito tempo armazenada e o processo de venda não está ocorrendo com a mesma rapidez dos outros anos. Ficamos sabendo no decorrer da semana que várias empresas grandes não estavam negociando, mantendo tudo guardado nos armazéns. A armazenagem estrangulou, e ainda temos cerca de 35% da safra da região para ser colhida. Por isso agimos rápido diante dessa situação para buscar mais armazenamento e evitar perdas”, explica Saad.

O secretário conta que foi detectado pela equipe que a Conab estava com pouco armazenamento em função de um problema técnico, por isso foi tomada a iniciativa rápida de buscar a parceria, por intermédio da cooperativa (Certrim), para que o espaço receba o restante da safra da região. A capacidade aproximada será de 25 mil toneladas.

“Foi uma ação rápida e inteligente porque essa safra ia se perder sem ter aonde armazenar. Os outros armazéns da região já estão praticamente todos lotados. Essa parceria, portanto, deu uma luz para os produtores até toda esta situação ser normalizada. Não sabemos quanto tempo a situação ficará com entraves, mas se tratando de alimento não há tempo a perder”, reforçou Luiz Carlos Saad.

Jorn. Luiza Carvalho

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar