Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

CODIUB

10/03/2020 - Codiub realiza testes do Sistema de Telegestão na Praça Rui Barbosa

O prefeito Paulo Piau acompanhou, na noite de segunda-feira (9), um dos testes do sistema de Telegestão de Iluminação da Codiub – Inteligência Digital, pela equipe da companhia na Praça Rui Barbosa. A Telegestão é um dos primeiros passos para que as cidades se tornem Smart Cities (conceito de cidades inteligentes), e consiste em sistemas que controlam a iluminação em todos os postes da cidade, entre outras funcionalidades.

Piau avaliou que a tecnologia é importante principalmente neste momento em que a iluminação de Uberaba está sendo substituída por Led. “Nós vamos poder identificar em um painel quando queima uma lâmpada, e não haverá necessidade nem do morador avisar. É um grande passo na Parceria Público-Privada da Iluminação Pública. O teste na Rui Barbosa fez a dimerização do processo, onde podemos aumentar ou diminuir a iluminação dentro de um sistema informatizado. É Uberaba realmente se transformando em uma cidade inteligente”, avaliou o prefeito.

O presidente da Codiub, jornalista Denis Silva explica que o teste fez parte da primeira etapa, e que um dos objetivos é oferecer o sistema para a PPP de Iluminação Pública, visto que na parceria há o item de telegestão e este é um grande desafio no Brasil. “A telegestão não tem funcionado em larga escala em nenhuma cidade do País, e o que está funcionando não está dentro do que a sociedade espera. Por isso estamos apresentando uma alternativa que vai se iniciar por Uberaba”, explicou.

De acordo com Denis, a Codiub se associou a uma empresa da China quando comitiva de Uberaba chefiada por ele esteve naquele país para ver a telegestão funcionando na prática. O teste da primeira etapa em Uberaba foi realizado em conjunto com equipe diretamente da China por conexão on line, onde era madrugada, e o resultado foi altamente bem-sucedido. O próximo passo é ampliar os testes para que sejam realizados em larga escala.

“Um ponto interessante é que o sistema permite saber o consumo real por poste. O cidadão, hoje, paga a taxa de iluminação pública a partir de estimativa, e a partir da telegestão não se dependerá mais de uma fotocélula que acende as luzes quando escurece, já que todo o sistema pode ser controlado de forma inteligente. Isso traz um benefício econômico muito grande e também cria um smart grid na cidade, ou seja, uma linha inteligente que você pode agregar valor com câmeras de segurança e wifi gratuito”, comentou.

Tecnologia para o Brasil – O presidente da Codiub ressaltou que o software da China foi nacionalizado e a Codiub se associou à empresa chinesa justamente para oferecer a tecnologia a qualquer município do Brasil. “A telegestão traz muitos benefícios e é interessante para pequenos, médios e grandes municípios. O investimento é basicamente o que nós fazemos e depois há uma locação desse serviço, essa é a nossa proposta. Isso gera para a Codiub uma independência financeira cada vez maior, pois este é um novo produto para oferecermos ao mercado e assim vamos dependendo menos do município, que é o maior acionista da empresa”, conclui Denis.

Jorn. Luiza Carvalho 

 
 
 

Outras Notícias: CODIUB



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub