WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

19/02/2020 - Frango caipira de São Basílio começa a ser comercializado em supermercado da cidade

O Mini Abatedouro de São Basílio passou a comercializar no início deste mês, sua produção de frango caipira em supermercado uberabense. O diretor de Produção Agropecuária da Secretaria do Agronegócio (Sagri), José Geraldo Celani, informa que, além da venda no varejo, as aves serão fornecidas às escolas municipais. O produto é resultado de projeto desenvolvido entre a Prefeitura de Uberaba, por meio da Sagri e a Associação dos Produtores de São Basílio.

O diretor explica que este projeto é voltado para a agricultura familiar da comunidade rural de São Basílio com o objetivo de melhorar a renda do produtor para que ele permaneça no campo produzindo e assim, evitando-se o êxodo rural. A associação conta atualmente com 10 criadores que trabalham no abate do frango caipira com objetivo de transformar-se em cooperativa. “A Sagri continua na retaguarda deste projeto, tanto na parte de gestão quanto na busca da qualificação destes produtores por meio de parcerias com a IFTM, Senar e Sebrae”, informa.

A produção esperada para quando o abatedouro estiver em pleno funcionamento são de seis mil frangos por mês. Os produtos são inspecionados pelo Departamento de Inspeção Municipal e contém o selo de Serviços de Inspeção Municipal (Sim). “Este selo garante segurança alimentar para o consumidor e credibilidade para o alimento. O consumidor saberá que ele foi fiscalizado tanto pela veterinária do abatedouro, quanto pelo veterinário do departamento de inspeção”, esclarece Celani. Ele informa também que a Sagri está em busca de mais certificações para o produto, como o Selo do Frango Caipira e o Certificaminas, para poder expandir a comercialização.

O secretário municipal do Agronegócio, Luiz Carlos Saad, destaca a qualidade do produto como resultado de um bom projeto de gestão e acompanhamento intensivo da Secretaria. “Agora nossa ideia com esta nova etapa é de montarmos uma estratégia para alcançarmos mais produtores da região”, reforça Saad.

De acordo com Celani, um dos idealizadores do projeto, o frango de São Basílio é verdadeiramente caipira. O diretor ressalta que a ave da raça labelrouge é criado solto no pasto e dispõe de uma alimentação natural, que utiliza inclusive resíduos de hortaliças e da fruticultura, além da abundância de água tratada.

O projeto do abatedouro foi concebido em 2013 pela equipe técnica da Sagri no início do governo do prefeito Paulo Piau. Sua construção foi viabilizada por meio de emenda parlamentar de autoria do deputado federal Adelmo Carneiro Leão, cujo recurso na ordem de R$400 mil e iniciou-se o abate das aves em 2019.

Cadastro de novos produtores - O diretor de Produção Agropecuária da Secretaria do Agronegócio, José Geraldo Celani, informa que caso algum produtor de agricultura familiar da comunidade de São Basílio queira participar deste projeto, o mesmo deverá entrar em contato com a Associação dos Produtores de São Basílio ou se dirigir à Secretaria do Agronegócio no Centro Administrativo para mais informações e esclarecer suas dúvidas. “O produtor deverá seguir algumas exigências como a criação da raça labelrouge, fornecimento de ração padronizada, cumprir regras de manejo e receber visitas permanentes dos técnicos e veterinários da Sagri,” conclui.

Jorn. Lílian Veronezi

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar