WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODIUB

09/01/2020 - Codiub lança o aplicativo para democratizar o preço dos combustíveis na cidade


Lançado nesta quarta-feira (8) pela Prefeitura de Uberaba com tecnologia desenvolvida pela Codiub – Inteligência Digital, em parceria com a Fundação Procon Uberaba e apoio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor - Ministério Público de Minas Gerais, o aplicativo Preço Bomba tem como proposta democratizar o preço dos combustíveis com inovação e acessibilidade.


O evento aconteceu no Anfiteatro do Centro Administrativo e contou com a presença do prefeito Paulo Piau, o vice-prefeito João Gilberto Ripposati, o presidente da Codiub Denis Silva, o presidente da Fundação Procon Uberaba Marcelo Venturoso de Sousa, a promotora de Justiça Monique Mosca Gonçalves, representantes do setor de postos de combustíveis e da sociedade civil organizada e demais autoridades e convidados.


Para o prefeito Paulo Piau disponibilizar gratuitamente a tecnologia como ferramenta para a população é estimular a prática da democracia de uma sociedade. “Estamos dando a oportunidade para que as pessoas realmente façam a sua pesquisa de preços em tempo real e participe do controle do que é comercializado nas bombas de combustíveis sem a obrigatoriedade de o empresário ter que passar essa informação”. Piau considera a não obrigatoriedade por parte dos empresários, já que muitos poderiam ter alguma insegurança jurídica, uma forma de preservá-los contra processos. “Não queremos aniquilar com os empresários, pelo contrário, queremos estimular uma concorrência sadia prestigiando os empresários que investem na nossa cidade”, ressalta.


Para o presidente da Codiub, Denis Silva, a ferramenta será importante para os empresários, que podem utilizar o aplicativo para o marketing. “Desta forma vamos, portanto, democratizar a informação. O nome 'Preço Bomba' surgiu em uma reunião, sugerido pela jornalista Izabel Durynek, e sintetiza a ideia de um aplicativo democrático, intuitivo e fácil de ser utilizado. E toda a tecnologia está à disposição de outros municípios que desejam adquirir o aplicativo para oferecer à comunidade”, salienta. “Uberaba apresenta mais uma inovação, nos colocando como uma cidade que de fato busca soluções com tecnologia”, encerra.
 
Aplicativo Preço Bomba será colaborativo e estará disponível para Android a partir desta quinta

O aplicativo Preço bomba está disponível para Android a partir desta quinta-feira, 9 de janeiro, e para iOS no dia 20 de janeiro. O download é gratuito no Google Play e App Store. Com o aplicativo, o consumidor uberabense terá agora na palma da mão as informações para encontrar os preços mais baratos de combustíveis e traçar a rota de acordo com sua localização.


As informações de preços no aplicativo Preço Bomba serão alimentadas a partir de um sistema colaborativo, com os fiscais da Fundação Procon Uberaba e também consumidores credenciados, parceiros e pessoas selecionadas que fazem parte dos mais de 70 grupos de whatsapp para monitoramento de preços dos combustíveis em Uberaba. Os donos dos 68 postos existentes na cidade e em torno poderão também se credenciar para atualizar preços e divulgar promoções.


Ao baixar o App, o consumidor fará um breve cadastro para obter seu login e senha. Com o acesso aos preços, uma das opções disponíveis será receber notificações automáticas no celular caso queira ser informado se um posto específico alterou seu preço, por exemplo.


Outra funcionalidade colaborativa é que o consumidor poderá informar divergências de preços. Caso vá ao posto e constate que o preço real é diferente do informado no aplicativo, a opção de denúncia será encaminhada diretamente aos fiscais do Procon para ser corrigida.


Denis ressalta que o feedback dos usuários da comunidade será fundamental para novas otimizações. “É uma ferramenta muito nova, e estamos aptos a receber críticas e sugestões para possíveis alterações e mudanças. Quem vai nos guiar no caminho do aperfeiçoamento é o consumidor, que terá um espaço para nos dar este retorno.


Transparência e livre concorrência – Para a Promotora de Justiça do Ministério Público de Uberaba, Monique Mosca Gonçalves, esse aplicativo vem para solucionar um problema histórico da cidade que é o conflito entre os consumidores e uma demanda da sociedade contra um suposto cartel praticado pelos donos dos combustíveis, além de estimular a competitividade entre eles. “Essa prática ilícita especificadamente nunca foi comprovada. Porém temos o problema da concorrência devidamente demonstrada pelo reflexo de uma paridade dos preços dos combustíveis”, ressalta.


A promotora salienta também que a adesão por parte dos fornecedores será fundamental para a efetividade do aplicativo em promover uma mudança no cenário atual. “O Preço Bomba depende inicialmente que os fornecedores desejem criar essa competitividade através de promoções e pela transparência dos preços aderindo a essa informação”.

Impactar na vida do consumidor
Segundo informações da Fundação Procon Uberaba, a maior parte das reclamações está relacionada a preços praticados nos postos de combustíveis. “O Procon não pode interferir no mercado de preços, pois estamos inseridos no mercado de livre concorrência”, explica o presidente da fundação Marcelo Venturoso de Sousa. Porém ele informa que além dessas questões de preços, se tem as questões relacionadas a qualidade dos combustíveis, ou da bomba dispensar quantidade de litros menor do que aquela que está registrada. “As denúncias no aplicativo estarão relacionadas apenas a diferença dos preços divulgados e as demais reclamações poderão ser feitas diretamente no Procon”, informa.


Marcelo explica que a ideia é que esse aplicativo seja mais uma ferramenta na mão do consumidor para que ele possa ter informação. “Acreditamos que aquele consumidor informado é aquele que consegue exercer os seus direitos de uma maneira mais consciente”.


Jorn. Lílian Veronezi e Luiza Carvalho

 
 
 

Outras Notícias: CODIUB



Voltar