Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

CODAU

07/01/2020 - Rio Uberaba fecha 2019 com vazão alta

O rio Uberaba, manancial responsável pelo abastecimento da cidade, fechou o mês de dezembro com vazão média superior a 6.800 litros/segundo. O índice é considerado alto. O consumo na cidade hoje é de 900 litros/segundo de água.


Esta vazão é resultado do período chuvoso ocorrido em dezembro em Uberaba. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o registro foi de 245,6 mm de precipitação pluviométrica, bem acima se comparado com o mesmo período de 2018, quando choveu apenas 77,60 mm no mês de dezembro.


No ano todo, o acumulado de 2019 fechou com 1.611,60 mm de chuva, índice acima da média dos últimos 10 anos.

 

“O período chuvoso, mesmo começando mais tarde, está sendo satisfatório como mostram os números de dezembro e do fechamento do ano. Isto vislumbra o reabastecimento do lençol freático do rio e esperamos que se estenda por vários meses, após o final da temporada chuvosa”, comenta o presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto.


Em 2019, o sistema de transposição do rio Claro foi desmontado no início de dezembro, quando as chuvas se firmaram. A Codau acionou a transposição por cinco vezes durante o período de seca entre setembro e novembro, totalizando 32 dias alternados.

 

 
 
 

Outras Notícias: CODAU



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub