WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODIUB

31/10/2019 - Prefeitura e Codiub firmam acordo histórico de cooperação técnica com empresa na China

"Uma longa viagem começa com um passo". Fazendo alusão ao provérbio Chinês, o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub), Denis Silva, comemorou o acordo de cooperação técnica firmado entre as empresas Chinawisest/Moso, World-E, Codiub e a Prefeitura de Uberaba para o desenvolvimento do projeto Cidade Inteligente, acordo este considerado histórico. Na ocasião do encontro presentes o CEO da Chinawisest/Moso, Zhouming Mao e Gustavo Riccioppo da World-E.

Denis esteve em Shenzhen na China, considerada a cidade mais tecnológica do mundo, para troca de experiência, informação e conhecimento que resultará num novo catálogo de serviços que será oferecido pela Codiub para todo o País, começando por Uberaba.

"A Prefeitura, e a cidade de Uberaba como um todo, dá um grande passo para o desenvolvimento das Cidades Inteligentes. Esse conceito busca desenvolver produtos em conjunto para a melhora da qualidade de vida do cidadão. Exemplos existentes em Shenzhen são os investimentos em tecnologia nas áreas de Segurança Pública, Educação, Saúde e, principalmente, o primeiro passo que é a telegestão de iluminação pública", relata.

O presidente destacou ainda a criação de serviços inteligentes para a população, como o wi-fi gratuito, medidores tecnológicos e carregadores para veículos elétricos – uma tendência mundial. "É a internet contribuindo no cotidiano da população. Uberaba sai na frente e durante nossa visita à empresa Chinawisest/Moso, tivemos a oportunidade de trocar muita experiência e levar muito do que fazemos em Uberaba. Uma das novidades será nacionalizar o software chinês dentro de Uberaba e levar, posteriormente, essa tecnologia para todo o Brasil. A Codiub tem condição plena de levar a tecnologia para o todo o Brasil e vamos começar pela nossa casa. Nos 200 anos de Uberaba vamos investir ainda mais na tecnologia, melhorando e simplificando a vida do cidadão", ressaltou.

Denis afirmou que o próximo passo será a criação de um banco de serviços/soluções para atender as principais necessidades de Uberaba. "Já temos o nosso primeiro desafio para novembro, que será um experimento feito em vários pontos da cidade para que a população possa compreender melhor o que é a 'Internet das Coisas' como solução, melhorando a vida das pessoas e da nossa cidade", destaca. O presidente da Codiub avaliou que o que foi visto na China é muito significativo. Em Shenzhen todos os veículos são elétricos e públicos, e os índices de poluição caíram drasticamente, algo feito em uma cidade que pode impactar tanto no restante do País.

Reconhecimento – Denis Silva afirmou ainda o reconhecimento dos empresários chineses com o trabalho realizado pelo prefeito Paulo Piau em Uberaba. "Todas as empresas que visitamos - destaque para Chinawisest, fizeram o convite direto ao prefeito para uma visita a Shenzhen. E nós já fizemos o nosso convite para que o CEO da empresa, Zhouming Mao, também visite Uberaba in loco, já no início do ano, e veja como está o funcionamento do experimento. Estamos voltando com várias novidades e buscando no mundo grandes soluções".

Jor. Sabrina Alves e Luiza Carvalho

 
 
 

Outras Notícias: CODIUB



Voltar