WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODAU

25/09/2019 - Codau e MP assinam TAC para construção do Mirante Uberaba 200 anos

Mirante é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre Codau, PMU e Ministério Público Estadual que define a implantação de projeto de interesse ambiental e urbanístico, em área de uso coletivo com equipamentos urbanos.

O espaço escolhido é próximo ao Centro de Soluções Compartilhadas da Mosaic e situa-se bem no local onde foi o marco de inauguração, no ano de 1996, referente à primeira etapa de obras do Parque Tecnológico, na Univerdecidade.

O presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto, explica que para a construção do ‘Mirante Uberaba 200 anos’ serão investidos cerca de R$ 800 mil, com recursos da autarquia.  ‘Ele será um legado nossa para a cidade. É um novo parque com 70 mil m² de área verde e se tornará uma extensão do Centro de Educação Ambiental e Tecnológica (CETA) que está sob a nossa responsabilidade, assim como o Parque das Barrigudas’, ressaltou ele. Guaritá também destacou a participação do Ministério Público ao construir esse TAC. Carlos Alberto Valera, promotor de Meio Ambiente observou que agora o ‘Termo de Compromisso Positivo’, como ele chamou o TAC, é uma acordo moderno para evitar o fenômeno da judicialização. ‘E o resultado disto é o interesse social, aliado ao meio ambiente, voltado para melhoria da qualidade de vida dos uberabenses’.

Proposta arquitetônica: O Mirante Uberaba 200 anos possuirá espaços que se destinam à recomposição do ambiente verde, com ambientes de educação ambiental, convivência, lazer e turismo. E estará conectado às matas preservadas próximas ao Rio Uberaba. O elevado da construção projetado para apreciar o panorama urbano de Uberaba, o skyline da cidade, será urbanizado para aumentar o conforto e segurança no momento de apreciar a vista privilegiada.

O complexo do Mirante ainda terá galeria de arte aberta, espaços para arte-educação, realização de eventos, feiras e shows abertos ao público.  A entrada e saída será pela Avenida Randolfo Borges Júnior, que se conecta a um estacionamento para 80 veículos, 20 motos e um bicicletário. Está prevista iluminação de Led controlada para permitir uso do espaço como observatório para astrônomos amadores.

No aspecto ambiental, o Mirante vai se integrar às matas existentes no córrego das Lajes e rio Uberaba, que estão bem próximos, sendo conectado por dentro do Mirante para recriar um corredor ecológico que favoreça fauna e flora.  Cerca de 1.000 novas árvores serão plantadas com espécies do cerrado e frutíferas.

O Prefeito Paulo Piau ressaltou que o projeto de um novo parque linear está sendo também finalizado pela Secretaria de Planejamento e integrará este já desenvolvido para a Univerdecidade. ‘Serão pistas de caminhada, uma grande área de lazer para a população de Uberaba desde o início do córrego da Lajes, próximo ao terminal Oeste do BRT até nas proximidades do IFTM. A pista terá muita segurança. É mais qualidade de vida para a nossa população’, concluiu ele.

Estiveram presentes na assinatura do TAC representantes da sociedade civil, vereadores e secretários municipais. Guaritá anunciou que a parte de limpeza do térreo para a construção do mirante já foi finalizada.

 

Ascom Codau

 
 
 

Outras Notícias: CODAU



Voltar