WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Planejamento

18/09/2019 - Uberaba participa de Conferência Internacional para Cidades Sustentáveis

A Prefeitura Municipal de Uberaba está representada na Conferência "Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis", que acontece em São Paulo de 16 a 20 de setembro no Parque Ibirapuera reunindo prefeitos, gestores municipais e especialistas em cidades de todo o Brasil e exterior para o debate de soluções voltadas ao crescimento urbano sustentável. O secretário de Planejamento, Nagib Facury, a gestora do Parque Tecnológico de Uberaba, Raquel Resende, e o assessor de Assuntos Estratégicos Regionais, Glauber Faquineli, participam da agenda.

De acordo com Glauber Faquineli, entre os temas em debate está a relevância das Parcerias Público-Privadas, assunto presente na fala do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, na abertura oficial do evento. “É um evento importante com representações mundiais discutindo políticas públicas voltadas para o crescimento e desenvolvimento sustentável das cidades. Percebemos que Uberaba está no caminho certo e até mais, a frente do que vemos em outros municípios”, avalia Faquineli.

Segundo ele, os principais pontos destacados até o momento são questões amplamente fortalecidas pelo governo Paulo Piau, como saneamento, resíduos sólidos e energia solar, “Bem como ações de preservação do Meio Ambiente e também a Tecnologia e fomento à inovação. Uberaba tem cumprido todas as etapas necessárias para, de fato, termos uma cidade mais próspera e com qualidade de vida”.

Outra discussão em destaque na conferência traz ao debate os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, ao qual Uberaba já está trabalhando por meio do projeto U+20, que pensa no futuro da cidade para seus próximos 20 anos. A gestora do Parque Tecnológico, Raquel Resende, é uma das coordenadoras do projeto.

Além da inovação e de parcerias, as políticas públicas voltadas à infraestrutura, planejamento acessibilidade, integração inteligente e sustentabilidade também identificam a qualidade do trabalho executado em Uberaba, reforçando na agenda a participação do secretário de Planejamento Nagib Facury.

O evento – A Conferência "Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis" traz na programação nove sessões temáticas se concentrarão em tópicos centrais do planejamento e gestão da cidade, incluindo: biodiversidade; financiamento do desenvolvimento urbano sustentável; desigualdades de gênero e raça; geração de oportunidades, trabalho e renda; dados geoespaciais; inclusão e habitação a preços acessíveis; participação social; desenvolvimento orientado para o trânsito e regeneração urbana.

Esses tópicos, conforme a divulgação oficial, estão alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas e os três pilares de conhecimento do GPSC: sustentabilidade, planejamento na gestão urbana integrada e finanças municipais. O evento também será a sede do 3º Encontro Global da Plataforma Global para Cidades Sustentáveis e para a 2º Conferência Internacional sobre Cidades Sustentáveis. O objetivo é ajudar as cidades parceiras a avançarem em direção da competitividade, inclusão e resiliência.

Além dos participantes brasileiros, o evento reúne representantes das 28 cidades do GPSC em 11 países, juntamente com seus parceiros e investidores. O público estimado é de 800 pessoas, incluindo líderes urbanos, funcionários públicos, profissionais do urbanismo, pesquisadores acadêmicos, jornalistas, especialistas de instituições financeiras, organizações internacionais, ONU, líderes do setor privado e organizações da sociedade civil.

A promoção é do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), pela Plataforma Global para Cidades Sustentáveis (GPSC) e pela Prefeitura de São Paulo. A FNP e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações e o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF – Global Environment Facility) são alguns dos apoiadores.

Jorn. Luiza Carvalho 

 
 
 

Outras Notícias: Planejamento



Voltar