WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

PROCON

08/08/2019 - Primeiro dia do 42° Fórum dos Procons Mineiros traz discussão sobre a era digital e superendividamento

O primeiro dia do 42° Fórum dos Procons Mineiros, que está sendo realizado no Memorial Chico Xavier, contou com a participação do vice-prefeito João Gilberto Ripposati, e reuniu palestrantes que discutiram sobre "Defesa do consumidor na era digital", e "Superendividamento e defesa coletiva do consumidor". 


Para o vice-prefeito, o Fórum é uma grande oportunidade de integração, um momento para que os representantes dos Procons sintonizem e afinem conhecimentos que podem se traduzir em resultados positivos em favor da população. “O Procon é um órgão voltado para a cidadania e os temas propostos no evento, demonstram sintonia com os desafios que se apresentam no exercício do dia-a-dia da defesa do consumidor”, aponta Ripposati.


Durante o painel "Defesa do consumidor na era digital", o professor João Pedro Leite Barros falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos consumidores de E-commerce e obrigações das empresas que oferecem os produtos online. "Para ter uma relação equilibrada entre consumidor e fornecedor  é necessário haver uma simbiose entre as partes. O consumidor deve estar sempre atento aos seus direitos e os fornecedores disporem dessas informações em seus sites. Isso irá gerar uma relação de consumo inteligente entre ambos", explica João Pedro.


Já no debate sobre "Superendividamento e defesa coletiva do consumidor", o diretor do Procon MG, Amauri Artimos, debateu sobre a contratação de empréstimo consignado feita por aposentados e pensionistas do INSS e a importância de haver leis para inibir o superindividamento entre essa classe mais vulnerável. 


Finalizando seu discurso, Amauri sugeriu como conclusão do 42° Fórum dos Procons Mineiros, aprovar e encaminhar para a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), uma normativa que proíba a contratação de consignados em terminais de atendimento, por terceiros, mesmo que por representantes. "Isso poderá diminuir as práticas fraudulentas nos empréstimos e evitar o superindividamento de idosos".


O 42° Fórum dos Procons Mineiros trata-se do maior e mais importante encontro dos membros do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor de Minas Gerais. Esta é a segunda vez que Uberaba sedia o encontro. O Memorial Chico Xavier fica na Av. João XXIII, 2011 - Parque das Américas.
Programação da semana:


Quinta-feira (8)
9h às 12h - Painel “Resolução Consensual de Conflitos de Consumo”
14 às 17h - “Direitos do consumidor de serviços Essenciais”
17h as 19h – Reunião do Fórum de Procons Mineiros com o Procon - MG

Sexta-feira (9)
9h às 12h - “Políticas públicas de defesa do consumidor e Procon Regional”
14h às 16h – Reunião do Procon Regional do Triângulo Mineiro com os prefeitos da Amvale

Estagiária em Jornalismo Sara Santos
Fundação Procon Uberaba

 

 
 
 

Outras Notícias: PROCON



Voltar