WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODIUB

07/07/2019 - Codiub investirá em sistema inteligente de segurança pública

Licitação para compra de equipamentos foi publicada no Porta-Voz. Dinheiro para primeira etapa será da própria Companhia

A Codiub – Inteligência Digital, companhia de Tecnologia da Informação, cuja Prefeitura de Uberaba é a maior acionista vai investir em um sistema de inteligente de segurança pública composto por câmeras com software de leitura de placas, analíticos forenses e um Centro de Monitoramento e Controle. A licitação para a compra de equipamentos do projeto denominado “Cidade Vigiada” foi publicada no Porta-Voz, órgão oficial do Município. O processo prevê a aquisição de até 330 câmeras, montante suficiente para que a Companhia ofereça o serviço para outros municípios.  Segundo o presidente da empresa, Denis Silva, o projeto vem sendo desenvolvido há dois anos. Nesse intervalo, a companhia estudou e testou várias possibilidades de monitoramento, enviou servidores para capacitação em empresas que fornecem equipamentos e finalmente chegou a um projeto viável para atender aos municípios, em especial, Uberaba, dentro das necessidades das forças de segurança. O presidente garante que o primeiro investimento será em Uberaba e com recursos para investimento da própria companhia. A previsão é de investir cerca de 1 milhão e 500 mil Reais na primeira etapa, o que deve incluir o Centro de Monitoramento e mais de 50 câmeras.  A ideia é constituir um “case” de sucesso na cidade para atrair cidades interessadas e criar um cinturão de segurança na região.

Como vai funcionar? - Ainda segundo Silva, diferente do sistema “Olho Vivo”, em que o monitoramento é realizado apenas assistindo a transmissão das câmeras, o sistema da Codiub será totalmente inteligente, para isso a companhia vai lançar mão de softwares analíticos que acusam, por exemplo, veículos roubados. Além disso, o monitoramento poderá ajudar as forças de segurança na análise de eventos pretéritos. Será possível, por exemplo, identificar veículos e ou pessoas que passaram por determinado local a partir de características definidas, como cor, modelo, dentre outros no caso de veículos e ou mochilas, sacolas, bolsas, vestimenta, no caso de identificação de indivíduos.  “Estamos propondo um conjunto de ferramentas tecnológicas, soluções e inovações dentro da chamada “internet das coisas”, que vão auxiliar as forças de segurança da cidade. O momento é de fazer diferente, ousar, inovar e dentro disso alcançar os resultados que todos nós como população precisamos”, declarou.

O projeto já foi apresentado ao secretário de Defesa Social, Wellington Cardoso Ramos e para o secretário executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública – Comseg, Roberto Oliveira. “Estamos apostando nesse trabalho. O projeto é fundamental para Uberaba, bem como as outras ações que estamos propondo dentro da Secretaria, em especial para a Guarda Municipal”, revelou Ramos.

Piau mandou avançar - Denis Silva revelou que o prefeito Paulo Piau deu sinal verde para o projeto desde o início. “Desde que apresentamos a proposta ao prefeito Paulo Piau ele colocou o Cidade Vigiada como projeto prioritário. Embora segurança pública não seja diretamente obrigação da prefeitura, e sim do Estado, o prefeito entendeu que podíamos e deveríamos sim contribuir. Da nossa parte como companhia fizemos gestão, economizamos recursos para poder anunciar esse investimento inicial. Esperamos que o processo seja rápido porque a comunidade precisa e muito desse trabalho”, disse Silva.   O prefeito Paulo Piau se mostra um entusiasta da proposta e já admite a busca de recursos para avançar além do investimento inicial. “Quando vi a proposta da Codiub, abraçamos a causa de imediato. A população exige isso de nós, que embora não seja responsabilidade direta do prefeito, que possamos fazer alguma coisa. O modelo de monitoramento proposto é mais avançado e eficiente. Claro que queremos colocar quantas câmeras forem necessárias e para isso vamos sim buscar todas as fontes. O importante é que a Codiub vai fazer esse primeiro investimento que já é um passo muito grande naquilo que almejamos. Uberaba tem sofrido com esse problema, embora todo o esforço das policias. Agora poderemos contribuir com as forças de segurança com algo mais direto. Vamos cercar a nossa cidade e desejamos que as cidades vizinhas façam o mesmo para dar mais segurança para a nossa gente”, declarou o prefeito Paulo Piau. 

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: CODIUB



Voltar